Home > Notícias

“Estamos trabalhando sem parar nas melhorias do Mapas do iOS 6”, diz Apple

Executivo da empresa afirma que trabalho vai continuar até que aplicativo "atenda aos altos padrões" da fabricante do iPhone.

Macworld / Reino Unido

26/10/2012 às 11h43

Foto:

A Apple afirmou nesta quinta-feira, 25/10, que está trabalhando duro para melhorar o aplicativo Mapas do iOS 6 que recebeu muitas críticas desde seu lançamento em setembro.

Durante o anúncio dos resultados financeiros da empresa, o CFO Peter Oppenheimer disse que “nós fizemos algumas melhorias nos Mapas no último mês e vamos trabalhar sem parar até que os Mapas consigam atender aos nossos padrões incrivelmente altos”.

O aplicativo de Mapas da Apple substituiu o software do Google como o serviço de mapeamento nativo do iPhone, iPad e iPod Touch quando a companhia lançou o iOS 6 juntamente com o iPhone 5.

Após o lançamento, no entanto, os usuários descobriram que pontos famosos das cidades haviam sido realocados, prédios obscurecidos por nuvens e algumas áreas mostradas em preto e branco, assim como muitos outros erros no então novo aplicativo.

As reclamações foram tantas que o CEO da Apple, Tim Cook, publicou um pedido de desculpas público em que até mesmo sugeriu que os usuários recorressem a serviços de rivais como Google, Nokia e Microsoft.

Desde então, a companhia liberou algumas melhorias “na surdina” e voltou a se pronunciar sobre o assunto nesta semana.

Entenda o caso

Lançada em 19/9, a mais nova versão do iOS 6 traz poucas melhorias importantes e tem como principal falha justamente o novo serviço de Mapas, que deixou de usar o conteúdo do Google Maps em troca do controle total da Apple que agora utiliza dados de empresas como TomTom. As principais reclamações são por erros na exibição e localização do serviço, além da falta de dados de transporte púbico e o fim do Google Street View, exclusivo da gigante de buscas - em seu lugar foi adotado o Flyover, que exibe cidades em 3D, mas só está disponível em algumas poucas cidades do mundo.

A repercussão do caso fez com que surgissem diversas piadas e críticas na web contra a empresa, de usuários, empresas rivais e veículos especializados. Pesquisa feita nos EUA com mais de 15 mil pessoas nesta semana aponta que o lançamento do iOS 6 fez com que diminuísse o nível de satisfação entre os donos de iPhone.

Depois disso, a Apple emitiu um pedido de desculpas público por meio de uma carta aberta do seu CEO, Tim Cook, em que promete melhorias e até sugere serviços de mapeamentos dos rivais Google, Microsoft e Nokia.

Na última semana, o Google liberou o acesso ao recurso Street View por meio de navegadores em smartphone se tablets – o recurso saiu do iOS 6 para dar lugar ao Flyover, que está presente em poucas cidades do mundo e ainda apresenta muitos erros.

mapasios6.jpg

Novo serviço de mapas do iOS 6 recebeu muitas críticas dos usuários

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail