Home > Notícias

Estrutura de alumínio “dobrável” do iPhone 6 Plus é problemão para a Apple

Muitos usuários, e vários testes em vídeo, comprovam que o gabinete do iPhone de 5.5 polegadas se curva sob pressão, deformando o aparelho

Da Redação

25/09/2014 às 4h21

bendable-iphone-6 520.jpg
Foto:

O iPhone 6 Plus pode transformar-se de sucesso em problemão para a Apple em menos de uma semana após o início das vendas. O smartphone, com tela de 5.5 polegadas, teve seus estoques esgotados na pré-venda, e desde o dia 19/09 usuários que comprarem o aparelho só terão entrega em 3 a 4 semanas.

Isso seria considerado um sucesso, não fosse o fato de que após alguns dias nas mãos - e bolsos - dos usuários, o 6 Plus ter exposto seu calcanhar de Aquiles: sua estrutura de alumínio está se deformando, "dobrando-se" ligeiramente pelo uso constante do aparelho no bolso dianteiro da calça de muitos usuários.

Erro de cálculo?

O problema é possivelmente uma combinação da maleabilidade do alumínio, a área útil muito maior e a espessura do aparelho. Muitos usuários que ficaram sentados durante várias horas com o aparelho no bolso frontal da calça descobriram que ele pode ser curvado, e que isso não é um recurso proposital da engenharia da Apple

As primeiras reclamações apareceram nos fóruns do site MacRumors. O primeiro post da série foi publicado, com foto, por um usuário que ficou com seu iPhone 6 Plus no bolso por cerca de 18 horas num dia, a maior parte delas sentado, e acabou com um aparelho curvo. No Twitter, as hashtags #BendGate e #Bendghazi estão sendo usadas para divulgar os posts sobre o assunto. 

Vídeo viral

E nesta quarta-feira, um vídeo produzido pelo canadense Lewis Hilsenteger, responsável pelo site "Unbox Therapy, tornou-se viral ao mostrar como o aparelho pode ser facilmente deformado. O vídeo terminou o dia com mais de 18 milhões de visualizações no YouTube.

 

Hilsenteger, em entrevista à rede Bloomberg, confirmou que o problema está concentrado no iPhone 6 Plus e argumentou que outros smartphones testados, como o novo Moto X e o novo HTC M8 apresentam muito mais resistência que o aparelho da Apple no quesito maleabilidade

O iPhone 6 Plus não é o primeiro iPhone a ser lançado e gerar problemas logo de saída - lembrem-se do "AntennaGate" do iPhone 4 - mas Apple não se manifestou ainda sobre o iPhone 6 Plus, e até que ela dê uma resposta oficial, vai sofrer com a velocidade com que as notícias, rumores e piadas trafegam pelas redes sociais.

Crise de reputação

E esse não é o único problema a esquentar a cabeça de Tim Cook, o CEO da Apple. Nesta quarta-feira, 24/09, a Apple liberou o primeiro update do seu sistema operacional móvel, o IOS 8.0.1, e teve de tirá-lo do ar logo em seguida por conta das milhares de reclamações dos usuários de iPhone 6 e 6 Plus que alegavam ter perdido a conexão com a rede celular e perder a funcionalidade do Touch ID. 

No final do dia a Apple confirmou o problema e instruiu os usuários a voltar para o iOS 8 até que ela libere um novo update, o iOS 8.0.2, para corrigir todos os bugs.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail