Home > Notícias

Estudante descobre aplicativo “secreto” do Facebook para iPad

Prometido há tempos, software estaria escondido dentro do app para iPhone da rede social. Primeiros reviews são positivos e apontam semelhança com o MyPad

PC World / EUA

25/07/2011 às 12h22

Foto:

O Facebook mostrou pouco interesse em lançar um aplicativo para iPad desde a chegada do aparelho, em 2010, mas no final das contas já havia um app por aí há algum tempo. Um estudante de engenharia canadense descobriu o código do app para o tablet escondido no software para iPhone e postou a informação no Twitter.

Os usuários tem pedido por um aplicativo oficial do Facebook para iPad, mas a rede social parecia mais interessada em promover a causa do HTML5. Há algumas semanas foi noticiado que um app para o tablet finalmente estava prestes a ser lançado, mas aí...nada aconteceu. Mas agora parece que o Facebook realmente tem trabalhado duro em uma versão para o tablet da Apple.

É possível rodar o app escondido, mas para isso é preciso ter um bom conhecimento técnico e violar algumas das regras de usuário da Apple (leia-se: fazer jailbreak). Os primeiros reviews da versão “vazada” tem sido bastante positivos.

O site Techcrunch até postou uma galeria de imagens que mostra o app como sendo elegante, e com uma interessante barra de navegação na esquerda que parece ser uma grande melhoria em relação ao processo às vezes desajeitado de navegar no app para iPhone. Também é possível visualizar vários ícones no topo do software para guiar os usuários. O app também é parecido com o MyPad, uma criação de terceiros que tornou-se com o tempo o app “oficial” do Facebook para iPad. O MyPad ainda tem a vantagem de também fornecer acesso ao Twitter.

O Techcrunch também informa que uma fonte diz que o código escondido é na verdade o que o Facebook planeja lançar em breve. Resta esperar para ver se o site de Mark Zuckerberg vai adiantar o lançamento em razão vazamento. Mas uma coisa é certa: o Facebook deve estar feliz de finalmente ter roubado as atenções de volta do Google+, mesmo que por pouco tempo.

Atualização

Pelo visto, Zuckerberg já bloqueou o app. Em testes recentes, Macworld Brasil descobriu que não é mais possível realizar login no aplicativo "secreto" do Facebook do iPad.

facebookipad01.jpg

App do Facebook para iPad estaria escondido no software para iPhone da rede social

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail