Home > Notícias

Estudantes japoneses desenvolvem nova roupa robótica

Mais leve e compacto, o protótipo foi desenvolvido pela Universidade de Tóquio e oferece auxílio apenas às costas do usuário.

IDG News Service

25/11/2009 às 12h25

Foto:

Estudantes da Universidade de Tóquio, no Japão, desenvolveram uma nova versão de sua roupa mecânica (tradução livre de "muscle suit"), uma vestimenta robótica que auxilia os músculos do usuário na realização de tarefas manuais.

A nova versão da roupa oferece auxílio apenas às costas, enquanto a versão original dava suporte também aos braços. Isso significa que este modelo é mais leve e compacto que o anterior.

Em uma demonstração realizada nesta quarta-feira (25/11) na Exibição Internacional de Robôs, em Tóquio, um estudante que usava a roupa conseguiu ajoelhar e levantar 15 quilos de peso. Sem a assistência robótica, a tarefa seria difícil para muitas pessoas e poderia até machucar algumas.

muscle2.jpg
O novo modelo é compacto e mais leve

A universidade ainda está desenvolvendo o produto. O modelo demonstrado na exibição era apenas um protótipo; a estimativa é de que a versão final esteja pronta em 2010.

A versão original continua sendo a melhor para trabalhos pesados. Em uma demonstração deste modelo, foi pedido a outro estudante que carregasse sacos de arroz de dez quilos cada. Sem a roupa, ele conseguiu levantar apenas três, mas com o auxílio robótico, conseguiu carregar outros dois sacos. Ao desligar a roupa, ele não aguentou o peso e derrubou rapidamente os pacotes.

muscle.jpg
O modelo antigo oferece auxílio também aos braços

Esses produtos estão sendo desenvolvidos para ajudar pessoas com dificuldades físicas e trabalhadores que carregam muito peso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail