Home > Notícias

Estudantes norte-americanos preferem laptops da Apple

Pesquisa da Student Monitor indica que 43% dos estudantes que planejam comprar um computador nos próximos 12 meses desejam um Mac.

Macworld/EUA

11/08/2008 às 9h00

Foto:

No próximo mês, estudantes norte-americanos irão deixar a diversão e retornar às aulas, mas com uma novidade: novos laptops Mac. Ao menos, de acordo com recente pesquisa conduzida pela Student Monitor, companhia especializada em ensino superior.

A empresa entrevistou 1.200 graduandos nos Estados Unidos e constatou que 84% dos jovens que planejam comprar um computador nos próximos 12 meses irão adquirir um notebook. Dentre esse grupo, 43% planejam comprar um Mac.

>>>Leia mais:
Rumores indicam mudanças nos laptops da Apple
Laptops da Apple devem ter redução de preço
Mac e iPod venderam acima do esperado

Os números representam quase o dobro da concorrência, de acordo com a pesquisa. Entre os estudantes que planejam comprar um notebook nos próximos 12  meses, 22% disseram que pretendem comprar um Dell, 8% planejam adquirir um Sony, 6% um HP e 3% um Gateway.

A popularidade do Mac pode não ser uma surpresa para a Apple, que tem uma reputação de sucesso no mercado educacional. No seu recente trimestre, a divisão de educação da Apple teve o seu melhor período trimestral nas vendas para mercado de educação e ensino nos EUA (K-12), que oferece produtos e serviços, assim como seu melhor trimestre em junho em vendas de Mac para o ensino superior.

Apesar disso, os recentes números da pesquisa Student Monitor sinalizam alguma mudança nos números da Apple registrados pela companhia de pesquisa. Há três anos, a Dell era a preferida do mercado de laptops entre os estudantes, indicando que 46% deles planejavam comprar um computador da marca. Em contraste, somente 17% pretendiam adquirir um Mac.

E não são só os laptops que estão fazendo a diferença no crescimento da Apple entre os estudantes de ensino superior, disse a Student Monitor. Toda a linha de produtos da companhia está atraindo os jovens. “Os computadores da Apple parecem ter mais prestígio entre estudantes do que outras marcas de computadores e esse prestígio é reforçado pela adoção do iTunes, iPhone e iPod”, afirmou Eric Weil, sócio-diretor da Student Monitor.

Enquanto notebooks perfazem a intenção de compra dos estudantes, ainda há um número de estudantes que irão adquirir desktops. Nessa categoria, a líder ainda é a Dell, mas a Apple está crescendo, indica a pesquisa da Student Monitor.

Neste ano, 31% de compradores de desktop planejam comprar um Dell, enquanto 19% pretendem comprar um Mac. Gateway e HP representam 3% das intenções de compra cada.

Em 2005, a Dell era a líder no segmento com 39% das intenções de compra contra 12% da Apple, que estava em segundo lugar no ranking. A HP e a Gateway representavam 16% e 9% respectivamente.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail