Home > Notícias

Estúdios independentes comandam retomada da indústria de jogos

Jogos de celular e casuais lideram criação de empregos na América do Norte. Indústria explode e cresce 30% só no Canadá.

Redação da GamePro/EUA

04/01/2010 às 9h40

Foto:

Pesquisa independente realizada sobre o mercado de jogos em 2009 mostra crescimento marginal na indústria de jogos dos Estados Unidos em 2008, enquanto o Canadá explode com novos estúdios de desenvolvimento e oportunidades de emprego.

O crescimento de empregos no mercado norte-americano de videogames veio apesar de uma queda significativa nas vendas durante o segundo semestre do ano passado. 

O estudo, divulgado pela Game Developer Research, indica que o desenvolvimento de games nos Estados Unidos está se tornando menos dependente de centros como San Francisco e Seattle, com o crescimento de novos estúdios que surgiram após demissões significativas na indústria. No fim de 2009, 44.806 pessoas estavam empregadas no mercado de videogames, contra 44.400 um ano antes.

O desenvolvimento de jogos móveis e casuais por estúdios independentes tem participação significativa nos números. Estúdios de jogos casuais como Zynga, responsável por Mafia Wars e Farmville, do Facebook, lideraram o levantamento de fundos e a criação empregos no ano.

Enquanto a indústria dos Estados Unidos lutou para se manter em 2009, a cena canadense explodiu e teve mais de 30% de crescimento no ano. Os números surpreendentes são atribuídos aos novos estúdios que estão surgindo no país, principalmente em Montreal e Ontario. Com subsídios do governo e bastante experiência e talento, o Canadá pode liderar a retomada da indústria de jogos em 2010.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail