Home > Notícias

Estúdios processam portal de torrents e exigem US$ 15 milhões

The Pirate Bay é acusado de oferecer filmes sem respeitar direitos de autor; indenização teve como base o número de downloads.

IDG News Service/Europa

08/05/2008 às 8h49

Foto:

Os estúdios de Hollywood estão pedindo uma indenização de 15,4 milhões de dólares aos responsáveis pela rede de torrent The Pirate Bay por infração de direitos autorais, informou a organização Motion Picture Association (MPA) na quarta-feira (07/05).

O processo envolve conteúdos distribuídos livremente na rede como os filmes "Harry Potter e o Cálice de Fogo", "A Pantera Cor-de-rosa", "Syriana", "Johnny & June" e mais 13 espisódios da primeira temporada da série "Prison Break."

"A Pantera Cor-de-rosa" é o título mais popular entre os usuários do Pirate Bay, tendo sido baixado 49.593 vezes. Já o filme Syriana é o menos popular, com uma média de 3.679 downloads, aponta a MAQS, empresa de advocacia que representa a MPA no processo.

A indenização, que se baseia no número de downloads de cada conteúdo citado no processo, é considerada razoável pelos advogados da MPA. A entidade argumenta que os arquivos não incluíam proteção a cópias e estavam disponíveis na rede de torrent antes dos lançamentos em DVD ou em serviços de download legalizados.

A soma pedida pelos estúdios de Holywood tende a crescer, enquanto os downloads estiverem disponíveis.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail