Home > Notícias

Estudo aponta que adolescentes não querem pagar por conteúdo online

Pesquisa de comunidade mostra que maior parte dos jovens quer tudo de graça na Internet e não prioriza o compartilhamento de mídias.

Redação do IDG Now!

11/08/2010 às 17h18

Foto:

Pesquisa global realizada pela Haboo Hotel, comunidade virtual voltada ao público adolescente, revela que mais da metade dos jovens de 11 a 18 anos não estão dispostos a pagar por conteúdo na internet. Segundo o estudo, realizado com 50 mil internautas dessa faixa etária, 32% desses usuários não pagam pelo que acessam, e 26% pagariam somente se não houvesse nenhuma opção grátis disponível.

Os internautas brasileiros foram os que mais responderam ao questionário. No país, os adolescentes estão menos propensos a gastar com conteúdo na internet que a média mundial: 40% nunca pagam pelo que acessam e 24% só quando não há alternativas. Na Itália e na Espanha, os números são ainda mais alarmantes, pois 48% dos adolescentes nunca usaram seu dinheiro para comprar conteúdo. No Reino Unido, por outro lado, o mesmo índice cai para 21%.

O levantamento também concluiu que a troca de arquivos não é uma prioridade para a Geração Z (aqueles que já nasceram inseridos no mundo digital). Apenas 23% disseram compartilhar, regularmente, música, vídeo, texto ou imagem, enquanto que 39% raramente o fazem. Do conteúdo partilhado, o tipo de mídia que mais se destaca é a música, já que 54% dos usuários costumam compartilhá-la.

Quanto à segurança, aproximadamente 55% dos entrevistados afirmaram que se sentem seguros em qualquer ambiente online e 19% dizem não ter tanta confiança assim. Cerca de 20% dos adolescentes disseram que aprenderam sobre comportamento seguro na internet com a família, enquanto 30% indicaram a escola como principal conselheira.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail