Home > Notícias

Estudo aponta que crise favorece ao avanço da TI verde

Levantamento da Datamonitor revela que demanda por projetos ecologicamente corretos deve aumentar até o fim de 2009.

Redação da CIO Brasil

02/07/2009 às 11h37

Foto:

Embora a crise econômica global tenha reduzido os orçamentos para a Tecnologia da Informação, o cenário atual mostra-se extremamente favorável ao amadurecimento do conceito de TI Verde. A constatação faz parte de um recente estudo divulgado pela consultoria e empresa de pesquisas Datamonitor.

Segundo o levantamento, mesmo que os orçamentos da área de tecnologia tendam a permanecer limitados no segundo semestre de 2009, deve haver um aumento na demanda por projetos relacionados à TI verde.

>> Veja nosso especial sobre TI Verde

E os analistas da Datamonitor acreditam que essa tendência está relacionada ao fato de que os CIOs (principais executivos de tecnologia das grandes empresas) começam a entender que a necessidade de reduzir custos e a adoção de soluções ecologicamente corretas não são conceitos excludentes; ao contrário, há casos em que estão relacionados.

Para o analista-sênior da Datamonitor, Rhonda Ascierto, responsável pelo levantamento, a crise levou os gestores a olhar para soluções alternativas relacionadas à TI Verde para melhorar o desempenho dos datacenters, o gerenciamento do ciclo de vida de ativos, entre outros.

Ainda de acordo com o estudo, de forma geral, os investimentos atuais em TI verde ainda são direcionados por obrigações legais ou por metas para redução de custos. Neste caso, principalmente quando as iniciativas de tecnologia sustentável eliminam a necessidade de investimentos futuros (Capex) – como acontece com a virtualização de servidores, por exemplo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail