Home > Notícias

Estudo aponta que IPTV cresce 32% ao ano em todo mundo até 2014

No fim de 2014, haverá aproximadamente 79 milhões de assinantes deste tipo de serviço, estima ABI Research.

Redação do COMPUTERWORLD

15/01/2009 às 16h25

Foto:

A consultoria ABI Research estima que o mercado global de IPTV crescerá, anualmente, cerca de 32% nos próximos seis anos. No fim de 2014, haverá aproximadamente 79 milhões de assinantes deste tipo de serviço em todo o mundo.

De acordo com a consultoria, as taxas de crescimento de plataformas convencionais de TV por assinatura, como satélite e cabo, desacelerarão nos próximos anos, à medida que a IPTV avançar.

Serene Fong, analista de indústria da ABI Research, observa que algumas operadoras de telecomunicações - que vêm encarando margens cada vez mais estreitas - estão desenvolvendo tecnologias de acesso em alta velocidade para desafiar operadoras de cabo e de satélite.

O uso de IPTV ficará robusto à medida que os preços da banda larga caiam e mais usuários adotem serviços multimídia. Para Serene, a adoção, inicialmente, ficará concentrada em países onde a banda larga está estabelecida, como França, Holanda, Coréia do Sul e Hong Kong. Assim que  a tecnologia progrida e ganhe maturidade, países em desenvolvimento, como China, rapidamente ganharão impulso no número de assinantes.

A analista acrescenta que, apesar do crescimento da IPTV, esta tecnologia dificilmente substituirá serviços tradicionais de TV paga.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail