Home > Notícias

Estudo mostra que 85% dos sites maliciosos saem do ar em 24 horas

Empresa de segurança estima que de 8 milhões a 14 milhões de internautas sejam expostos diariamente a algum tipo de golpe online.

Redação da PC Advisor / Reino Unido

22/04/2009 às 9h52

Foto:

Quase 85% dos sites infectados por códigos maliciosos em 2008 e 2009 foram tirados do ar em até 24 horas, revela um estudo da AVG, empresa que desenvolve programas de segurança - entre eles o popular antivírus gratuito AVG Free Edition. Ainda assim, a empresa estima que entre 8 milhões e 14 milhões de internautas sejam expostos diariamente a algum tipo de golpe online.

Para Roger Thompson, chefe de pesquisa da companhia, os golpes baseados em engenharia social eventualmente se tornarão o tipo mais comum de ameaça de segurança. Thompson disse ainda ataques feitos por softwares de segurança falsos (que afirmam que vão resolver um problema, mas na verdade são um vírus) aumentaram 300% no primeiro trimestre de 2009, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Segundo Thompson, a crise global também está ajudando a difundir golpes online, Páginas com esquemas como pirâmides financeiras, que prometem enriquecimento rápido, estão mais ativas do que nunca disse o pesquisador. Na opinião do Chief Executive Officer (CEO) da AVG Technologies, J. R. Smith, “essas páginas com golpes são uma ameaça ainda maior do que os vírus para a internet”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail