Home > Notícias

Estudo revela de 55% das PMEs devem manter investimentos em TI em 2009

Mapeamento realizado pela Microsoft mostra áreas que devem receber investimento em momentos de crise global.

Redação da PC WORLD

25/03/2009 às 15h44

Foto:

Em momentos de queda de receita e dificuldades econômicas em geral, as pequenas e médias empresas (PMEs) dedicam seus investimentos em tecnologia apenas para assegurar a sustentabilidades dos negócios, seja por intermédio da redução de custos operacionais, melhoria da produtividade ou retenção de clientes. É o que mostra o “2009 Microsoft SMB Insight Report”, divulgado nesta quarta-feira (25/03) pela Microsoft.

O relatório, que traçou um perfil das tendências de investimento em tecnologia das PMEs e foi realizado com 613 empresas, em cinco países (Brasil, Estados Unidos, Canadá, França e Inglaterra), revela ainda que mais da metade dos entrevistados (55% das empresas ouvidas) ou vão manter ou ampliar os investimentos em TI em 2009 – a média dos demais países ficou em 27%.

Segundo Ana Claudia Plihal, gerente de parceiros da Microsof Brasil, as PMEs representam um papel crítico na economia mundial e, “geralmente, são as primeiras a crescer em períodos de economia incerta”. De acordo como o Access Markets International (AMI) Partners, o conjunto dessas empresas emprega 90% dos trabalhadores no mundo todo e por mais da metade do que se produz em nível global.

Leia no Computerworld: 
> SMB investe em tecnologia para sair da crise

No Brasil, segundo o estudo, soluções de infra-estrutura, virtualização, segurança e backup estão no foco das PMEs para este ano. A preocupação com a redução de custos por parte das empresas nacionais é citada por 31,8% dos entrevistados, acima da média global (22%).

Veja abaixo outros destaques identificados pelo estudo da Microsoft:

  • 25% dos entrevistados veem na virtualização da infra-estrutura de TI uma saída adequada de reduzir custos
  • 67% afirmam que podem reduzir o quadro de funcionários
  • 34% das PMEs pretendem ampliar investimento em TI verde
  • 54% das empresas devem ampliar o número de trabalhadores remotos 
  • 67% esperam investimentos em tecnologias que assegurem mobilidade

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail