Home > Notícias

EUA ultrapassam Europa na adoção da rede 3G

Número de usuários norte-americanos com dispositivos 3G cresceu 80%. Únicos países europeus que ainda ganham dos EUA são Itália e Espanha.

PC Advisor/EUA

01/10/2008 às 10h16

Foto:

Depois de um início lento, os Estados Unidos alcançaram a Europa Ocidental na adoção da rede 3G. De acordo com a empresa de pesquisas comScore, 28,4% dos assinantes norte-americanos de serviço móvel têm dispositivos com 3G contra 28,3% dos maiores países da Europa.

O número de assinantes dos Estados Unidos com dispositivos 3G cresceu 80% para 64,2 milhões durante o ano passado. O lançamento do iPhone 3G é a maior contribuição para o crescimento. A Apple vendeu mais de 1 milhão de unidades em apenas três dias, após o lançamento do produto, em 11 de julho deste ano.

O mercado tem respondido com entusiasmo do mesmo modo que vendedores de serviços móveis têm aumentado suas redes de produção e criado novos modelos de dispositivos 3G.  A Itália e a Espanha são os únicos principais países europeus com maior penetração do 3G em relação aos Estados Unidos.

A adoção do 3G no Reino Unido cresceu de 7,7%, conquistando 27,6% do mercado em junho de 2008, comparado aos 19,9% de junho de 2007.

A Europa, no geral, apresentou um aumento de 8%, ganhando 28,3% do mercado. A Espanha figurou com o maior crescimento (14,7%), somando 37,2% de mercado. Os Estados Unidos saltaram de 11,7% para 28,4%.

“Por anos, a indústria móvel norte-americana aspirou o nível de sofisticação do mercado europeu”, observou Mark Donovan, vice-presidente sênior e analista sênior da comScore.

“Hoje os norte-americanos finalmente alcançaram os europeus na adoção do 3G. Os avanços na tecnologia da rede 3G e a introdução de dispositivos atrativos no mercado norte-americano tiveram seus frutos com a adoção de aparelhos móveis que continuam a crescer em um ritmo acelerado”, acrescentou.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail