Home > Notícias

Europa prepara carregador universal de celulares para 2010

Comissão Europeia também quer carregador padrão para ser usado por todos os dispositivos móveis.

IDG News Service/Bélgica

29/06/2009 às 15h22

Foto:

A Comissão Europeia está trabalhando para desenvolver um carregador universal para celulares e outros dispositivos móveis, como notebooks, informou seu vice-presidente, Gunter Verheugen, nesta segunda-feira (29/6).

De acordo com Verheugen, a Comissão já está tomando as medidas necessárias para padronizar os carregadores de celulares na Europa, embora assuma que será necessário um período maior para viabilizar um carregador universal para todos os gadgets móveis.

A equipe da Comissão dá parte do crédito desta iniciativa ao acordo entre fabricantes de celulares fechado no início deste ano para a criação de um carregador único para todos os celulares. Na Europa, dez fabricantes - incluindo Apple, LG, Motorola e Nokia - , escolheram incluir uma conexão micro-USB nos celulares vendidos na região, que será padrão para os carregadores.

Segundo a Comissão, é um grande desafio criar um pequeno carregador que sirva tanto para celulares quanto para notebooks - o primeiro precisa de 1,5 watt para carregar, enquanto o segundo demanda 100 watts.

Atualmente, o mercado já oferece carregadores universais para vários dispositivos, mas que são do tamanho utilizado por um laptop - o que significa desperdício de energia caso sejam usados para carregar só um celular.

Verheugen aponta que a primeira geração de carregadores universais para celulares será lançada em meados de 2010, e que os fabricantes devem ser lançados com ele em dois ou três anos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail