Home > Dicas

Evite ações indesejadas ao conectar o iPod ao computador

Saiba como evitar a abertura de softwares que você não quer ao ligar o tocador portátil em seu Mac ou PC

Macworld / EUA

02/12/2010 às 15h45

Foto:

O leitor Ryan Cassidy  escreveu com uma dúvida comum sobre o sistema iOS. Veja abaixo:

“Eu tenho um Mac e um PC (com Windows 7), e apesar de preferir o Mac, os dois computadores possuem uma coisa em comum, que é fazer automaticamente coisas que eu não gostaria quando conecto meu iPod Touch neles. O PC mostra a janela AutoPlay (Reprodução Automática) e o Mac roda o programa iPhoto. Eu acabo fechando cada um deles sempre que aparecem. Há alguma maneira de evitar esse comportamento?”

Como você notou, quando se conecta o iPod no PC, aparece a janela do AutoPlay. Na parte inferior dessa janela há um link com os dizeres “Veja mais opções do AutoPlay no Painel de Controle”. Clique nele.

Nessa janela do Painel de Controle você vê uma longa lista de opções. Desça a barra de rolagem e verá seu iPod Touch na parte de baixo (se não o encontrar, desconecte-o do seu computador e conecte novamente). No menu pop-up próximo a ele, escolha a opção Não fazer nada (Take no Action) e clique no botão de salvar da janela. A partir daí, você não deverá mais ver a janela do AutoPlay quando conectar seu iPod no computador.

Mac
Quanto ao problema do iPhoto no Mac, você possui duas opções. A primeira é abrir as Preferências do software, escolher Geral e no menu pop-up Conectando Câmera  (Connecting Camera) selecione Nenhum Aplicativo (No Application) - o iPhoto considera que o seu iPod Touch é uma câmera e por isso ele é aberto. O problema em escolher essa opção é que você desabilita a abertura do iPhoto quando conectar qualquer câmera ao seu Mac – incluindo uma máquina digital. E talvez você queira que o iPhoto abra automaticamente quando ligar uma dessas câmeras.

O segundo modo te dá maior controle. Plugue seu iPod e rode a opção Captura de Imagem (Image Capture). Selecione o iPod na lista de aparelhos com captura de imagem e na parte inferior dessa lista selecione Nenhum Aplicativo (No Application) no menu pop-up Conectando esse iPod (Connecting This iPod). Isso te permite configurar o comportamento do iPhoto para “câmeras” individuais como o iPod. Agora, quando ligar o seu Touch no Mac, o programa de edição de fotos não será aberto. Mas quando conectar uma câmera de verdade, o software abrirá automaticamente.

Ah. E o iTunes. Caso você não tenha percebido, é possível evitar que o software da Apple seja aberto automaticamente no seu Mac ou PC ao selecionar o iPod na lista de aparelhos do iTunes, clicar na aba Sumário (Summary) e desabilitar a opção Abrir o iTunes quando esse iPod estiver conectado (Open iTunes When This iPod is Connected).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail