Home > Dicas

Evite o bloqueio do iPad durante o transporte do teclado Bluetooth

Ao habilitar um código de acesso para o portátil, é preciso sempre desligar o acessório e a conexão aos transportar os aparelhos, para não "travar" o tablet

Macworld / EUA

10/05/2010 às 17h26

ipad150x100.jpg
Foto:

O iPad permite que você use um teclado Bluetooth para períodos mais longos de digitação. Temos tirado vantagem dessa funcionalidade ao frequentemente deixar o  MacBook em casa e em seu lugar trazer o iPad, um apoiador de livros barato, e um teclado Wireless da Apple – uma combinação que ainda pesa menos do que um MacBook Air.

 

Se você está planejando fazer a mesma coisa em algumas de suas viagens, e se inseriu um código de bloqueio (Passcode Lock) em seu iPad (o que definitivamente deve ser feito se você sai de casa com o tablet), podemos poupá-lo de uma pequena frustração: tenha certeza de ter desligado o teclado Bluetooth antes de colocá-lo em sua mala, se quer usar seu iPad quando chegar ao seu destino.

Primeiramente, um pouco de background: a opção de código de bloqueio do iPad (em Settings -> General -> Passcode Lock) não impede apenas o acesso sem o código correto, mas também bloqueia o aparelho se houverem muitas tentativas incorretas na digitação do código, e a duração desse bloqueio aumenta com as tentativas erradas subsequentes.

O código de bloqueio é um recurso legal, que evita que alguém acesse facilmente seus dados particulares; o bônus lockout não permite que outra pessoa digite vários códigos até conseguir acertar o correto (também há uma configuração separada para apagar automaticamente os dados do iPad após 10 tentativas frustradas).

 

ipad390x254.jpg

 

É preciso sempre lembrar de desligar o teclado e a habilitação para Bluetooth no iPad quando for transportá-los.

 

Quando estiver usando um teclado externo (físico), é possível digitar o código de segurança usando-o, o que geralmente é mais conveniente do que fazer isso na tela. E se você estiver usando o Keyboard Dock (teclado dock) da Apple, há muito pouca chance de digitação acidental, pois o teclado nunca estará conectado ao tablet enquanto estiver na mala. Mas se você tiver um teclado Bluetooth para o iPad, as teclas estarão “vivas” sempre que os dois aparelhos estiverem ao alcance do outro.

Você provavelmente percebeu para aonde isso está indo: se esquecer de desligar seu teclado Bluetoth, ou de desabilitar o Bluetooth do iPad, antes de colocar seus equipamentos na mala, há chances de que você chegue ao seu destino com o tablet bloqueado, no modo lockout.  Durante o transporte, as teclas serão apertadas e interpretadas como tentativas de acesso e, a não ser que você tenha muita sorte, nenhuma delas será igual ao seu código.

Isso aconteceu com um dos jornalistas da Macworld.  É preciso sempre se lembrar de desligar o seu teclado ou o Bluetooth do iPad para transportá-los. Mas a Apple também poderia evitar esses casos ao bloquear a digitação por teclado Bluetooth na tela de código de acesso. Esperamos ver tal mudança em uma versão futura do sistema do iPad, para ajudar outros usuários com memória fraca.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail