Home > Notícias

Ex-candidato à presidência é o maior receptor de doações de teles

Senador John McCain teria recebido US$ 894 mil de lobistas que representam provedores de acesso como AT&T, Verizon e ComCast.

IDG News Service

26/10/2009 às 9h34

Foto:

O senador John McCain, candidato republicano derrotado nas últimas eleições presidenciais dos Estados Unidos, foi o principal receptor de doações para campanha feita por provedores de acesso à internet como AT&T, Verizon e ComCast nos últimos dois anos, apontou um relatório feito por duas organizações norte-americanas, a Sunlight Foundation e o Center for Responsive Politics.

McCain teria recebido 894 mil dólares, mais de duas vezes o valor angariado pelo segundo maior beneficiado por doações, o senador democrata Majority Leader Harry Reid, que recebeu 341 mil dólares.

E não é por acaso que o republicano tem o apoio das operadoras. McCain foi o grande vencedor na batalha contra as novas regras de neutralidade na web da Comissão Federal de Comunicações (FCC), que votou na quinta-feira (22/10) no sentido de avançar na adoção de tais regras. Pouco antes do voto da FCC, McCain introduziu um novo projeto de lei (o Internet Freedom Act) que bloquearia a regulação das maiores redes de banda larga do país.

As regras de neutralidade na web prevêm que os provedores de internet sejam proibidos de bloquearem ou reduzirem o tráfego em qualquer site ou serviço. Isso significa que uma empresa de telecomunicações que também seja provedora de acesso a internet não pode limitar ou proibir o uso de tráfego de dados do serviço de telefonia de voz sobre IP Skype, por exemplo, mesmo que isso implique em competição contra o serviço VoIP do próprio provedor.

Agora, as empresas de telefonia e cabo esperam atingir, no Congresso, um acordo melhor do que conseguiram na FCC, afirmou o relatório da Sunlight Foundation. Por isso, as empresas de telefonia e seus lobistas estariam conversando com os representantes do legislativo. A Sunlight aponta ainda que 244 membros do congresso receberam de doação mais de 9,4 milhões de dólares entre janeiro de 2007 e junho de 2009. A análise foi feita com base em uma pesquisa feita nos oito maiores provedores de banda larga e duas associações comerciais que os representam - todas revelaram problemas com neutralidade de rede e lobby.

A Verizon e a AT&T têm sido particularmente ativas neste esforço. Elas também foram as fontes de todas as contribuições feitas em conjunto com outros provedores. A AT&T e seus lobistas fizeram doações para 110 membros, seguida pela ComCast, que fez doações para 105 membros e pela Verizon, que doou para 96 membros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail