Home > Notícias

Ex-CEO da Sun diz ter sido ameaçado por Steve Jobs e Bill Gates

Jonathan Schwartz afirma que os executivos de Apple e Microsoft pressionaram sua companhia para que abandonasse certos projetos

IDG News Service

10/03/2010 às 11h09

Foto:

O ex-CEO da Sun Microsystems, Jonathan Schwartz, utilizou seu blog pessoal, sob o nome provocante de “O que não pude dizer...”, para fazer críticas à indústria e contar o seu lado da história sobre as negociações da Oracle com a Sun, além de alfinetar desafetos de peso, como Bill Gates e Steve Jobs. Ele já deu dicas sobre planos para escrever um livro e o novo post desta semana sugere que um desabafo pode estar a caminho.

“Sinto pelo Google – Steve Jobs também ameaçou me processar”, escreve Schwartz, aparentemente se referindo ao processo da Apple contra a HTC, que fabrica o smartphone Nexus One, do Google.

Schwartz conta que tinha acabado de apresentar o desktop Linux da Sun, Projeto Looking Glass, em 2003, quando Jobs ligou para dizer que os gráficos da Sun estavam “atropelando” a propriedade intelectual da Apple. Segundo Schwartz, Jobs afirmou que se a Sun tentasse comercializar a tecnologia, ele o processaria.

Como Schwartz conta, ele respondeu lembrando Jobs sobre o arsenal considerável de patentes relacionadas a sistemas operacionais da Sun. “Steve ficou mudo”, escreve Schwartz.

Mais tarde, uma reunião com Bill Gates e Steve Ballmer acabou em um recado similar, de acordo com Schwartz. A dupla da Microsoft, seguidos pelo chefe executivo e o presidente, viajaram ao Vale do Silício para uma reunião com a equipe executiva da Sun.

“Sentamos em nossa sala de conferências Menlo Park e Bill foi direto ao ponto: 'A Microsoft domina o mercado de produtividade de escritório e nossas patentes estão por todo o OpenOffice'”, diz Schwartz.

O OpenOffice é um pacote de produtividade de código aberto, amplamente apoiado pela Sun como alternativa ao Microsoft Office.

Saiba mais sobre o caso na Computerworld Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail