Home > Notícias

Excesso de amigos no Facebook pode aumentar nível de stress

Segundo estudo, 32% dos entrevistados afirmam sentir culpa e desconforto ao rejeitar uma solicitação de amizade na rede.

IDG News Service

18/02/2011 às 17h04

Foto:

Ter muitos amigos no Facebook pode tornar os usuários mais estressados, segundo pesquisadores da Universidade Edinburgh Napier, no Reino Unido.


"Embora haja grande pressão para que as pessoas estejam no Facebook, ao mesmo elas demonstram sentimentos bastante contraditórios em relação aos benefícios do site", declarou o Dr. Charles Kathy, que liderou a pesquisa.

Entre os entrevistados, 32% sentem culpa e desconforto ao rejeitar uma 'Solicitação de Amizade'. Enquanto 63% afirmam que demoram para confirmar ou negar tais pedidos e outros 10% admitem que não gostam de receber este tipo de convite. 

O estudo ainda aponta que o uso da rede social pode influenciar sensivelmente os níveis de ansiedade das pessoas. 

"Os resultados indicam que grande parte dos internautas tem índices altos de ansiedade em relação a usar o Facebook, com poucos apresentando níveis baixos ou médios", completou ele. 

Ainda segundo o relatório, os mais estressados eram aqueles com muitos amigos e que haviam investido mais tempo navegando no site.

Mas, então por que as usuários usam o Facebook? A maioria respondeu que utiliza a rede social para se manter em contato com os amigos e que 'não pretendiam cancelar seu perfil no site para não ficarem desinformados ou 'magor' os outros amigos cadastrados'.

De acordo com Kathy, no fundo, a rede social exerce sobre os usuários uma relação semelhante aos famosos jogos de azar. "O Facebook mantém os usuários 'viciados', com a ideia de que precisam estar lá para não perder as novidades", disse ele.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail