Home > Notícias

Excesso de bugs faz Mozilla atrasar lançamento do Firefox 3.0

Empresa considera Beta 5 antes do lançamento oficial do navegador que trouxe muitas velhas na versão de testes atual.

ComputerWorld/EUA

27/02/2008 às 18h30

Foto:

Pela segunda vez nas últimas quatro semanas, a Mozilla anunciou um congelamento no desenvolvimento da versão beta do Firefox 3.0 - desta vez, do Beta 4 - enquanto se prepara para o lançamento público do navegador de código aberto.

> Faça o download do Beta 3 do Firefox 3

O congelamento foi anunciado na última terça-feira (26/02). No começo do dia, o engenheiro chefe da Mozilla deu dicas de que o número de bugs àquela altura - 66 que poderiam bloquear o lançamento do Firefox 3.0 - significavam que um quinto Beta seria necessário.

Mais sobre o Firefox 3:
> Baixe o novo beta do Firefox 3 em português
> 5 recursos da nova versão
> Firefox 3 se adapta ao sistema operacional

"Nós revisamos o número restante de prioridades em nossas listas e decidimos que deveríamos congelar o desenvolvimento de código do Firefox 3 Beta 4 por alguns dias antes de distribuí-las aos times que garantem a qualidade", afirmou Mike Beltznet, designer de interfaces da Mozilla, em mensagem publicada no centro de desenvolvimento da companhia.

Entre esta quarta e sexta-feira (29/02), Beltzner continuou, desenvolvedores decidirão entre todos os bugs bloqueados quais exigem uma nova versão beta e quais podem atrasar o lançamento do Firefox 3.0 caso não sejam consertadas.

Enquanto isto, Mike Schroepfer, vice-presidente de engenharia, afirmou que está considerando um quinto Beta para dar a desenvolvedores a chance de eliminar possíveis problemas.

"Enquanto escrevo isto, existem 66 bugs de alta relevância, que implicam no congelamento do código ou de uma outra versão Beta", afirmou ele horas antes da Mozila promover sua reunião semanal sobre o navegador.

No entanto, Schroepfer também pressionou pelo lançamento do Firefox 3.0. "Dado incrível feedback que estamos tendo e o fato de que temos cerca de 500 mil usuários ativos do Firefox 3, acho que deveríamos entregá-lo o mais rápido possível", escreveu em mensagem publicada no grupo mozilla.dev.

Anteriormente, Schroepfer se negou a detalhar a data de lançamento da versão final do Firefox 3.0, mesmo que tenha apontado em março que o objetivo era o Beta 4 como última versão de teste. Outro Beta pressionaria a entrega da versão final do Firefox em um mês, baseado nos intervalos anteriores.

A Mozilla congelou o Firefox 3.0 durante seu Beta 3 em 29 de janeiro e lançou a próxima versão duas semanas depois, em 12 de fevereiro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail