Home > Notícias

Executivo responsável pela engenharia do iPhone 4 deixa a Apple

Saída de Mark Papermaster acontece após reclamações sobre problemas de recepção do novo smartphone da companhia

Macworld / EUA

09/08/2010 às 13h02

Foto:

A Apple mantém que as reclamações sobre os problemas de antena e recepção de sinal do iPhone 4 foram exageradas. Mas um executivo responsável pelo desenvolvimento do hardware do aparelho acaba de sair da Apple.

Mark Papermaster, que entrou na Apple em 2009 como vice-presidente de hardware de aparelhos, não trabalha mais na empresa, segundo uma reportagem publicada no jornal norte-americano The New York Times no sábado, 7/8. Segundo o “NYT”, que recebeu confirmação da própria Apple sobre a saída de Papermaster, não ficou claro se o executivo se demitiu ou foi dispensado pela empresa.

A saída de Papermaster acontece após alguns donos de iPhone 4 terem informado problemas de recepção com o novo telefone, lançado em junho, que possui um design diferente de antena. A Apple colocou a antena na parte externa do aparelho – uma ação de que melhorou a habilidade da manutenção de ligações e sinal em muitos casos. Mas, se segurado de uma determinada maneira, o aparelho apresenta queda visível de sinal, conforme relataram alguns usuários.

iphone4150

Não confirmado: problema de sinal do iPhone 4 pode ter causado saída de executivo da Apple

A Apple afirma que o problema do chamado “Death Grip” não é exclusivo do iPhone, tendo até criado uma página em seu site que mostrava vídeos e fotos de telefones concorrentes (a página foi retirada do ar, mas os vídeos podem ser encontrados no canal da Apple no YouTube).

A companhia também afirmou que recebeu um número muito baixo de reclamações de donos do iPhone 4 sobre o problema de antena do aparelho. Em uma conferência de imprensa realizada em 16/7, a empresa anunciou cases gratuitos para os donos e futuros compradores do smartphone (até 30/9, pelo menos) para atenuar o problema. Papermaster estava entre os executivos presentes ao evento.

Outro problema enfrentado pelo iPhone 4 é o atraso na chegada do modelo na cor branca, que após o mais recente adiamento, anunciado em julho, deve chegar às lojas no final do ano.

Segundo a reportagem do “New York Times”, o cargo de Papermaster está sendo assumido por Bob Mansfield, vice-presidente sênior de engenharia de hardware Mac.

Em uma contratação controversa, Papermaster chegou à Apple depois de trabalhar por muito tempo na IBM. A Apple tentou contratar o executivo pela primeira vez em outubro de 2008, mas a IBM tentou barrar a contratação, afirmando que um contrato não permitia que Papermaster aceitasse o cargo. Em janeiro de 2009, as duas companhias resolveram a disputa legal, com Papermaster assumindo seu novo cargo na Apple três meses depois.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail