Home > Dicas

Existe alguma forma realmente segura de fazer download de software?

Com tantas fontes disponíveis para se baixar programas e utilitários, as chances de trazer algo malicioso são enormes.

Lincoln Spector, da PC World/EUA

27/07/2009 às 10h12

escudo_novo_150.jpg
Foto:

escudo_novo_150Ao fazer download de qualquer coisa da web – um aplicativo, uma música, foto ou vídeo –, fica a incerteza de que, junto com o arquivo desejado, possa estar sendo baixado algo que não deveria. Pode ser um simples adware, que o usuário pode remover quando for instalar programa. Mas perigos maiores, como vírus, cavalos de tróia ou algum programa espião podem estar disfarçados e prontos para agir assim que o aplicativo baixado for instalado.

Definitivamente, não dá para confiar cegamente. Porém, algumas precauções simples ajudam a reduzir os riscos consideravelmente.

A primeira – e mais importante delas – e baixar conteúdo apenas de sites de boa reputação, tais como PC World, UOL Download, Tucows e Download.com.

Caso você saiba exatamente o programa que deseja, vá ao site do desenvolvedor dele. A não ser que o que se busca seja ele mesmo um programa malicioso, você não correrá riscos fazendo isso. Mas assegure-se de que a URL que está acessando pertença mesmo ao desenvolvedor e não a um site phishing.

Que navega usando o Firefox 3 (ou posterior). O navegador da Mozilla vasculha downloads usando uma ferramenta de antivírus própria antes de entregar o arquivo para o usuário.

E a última sugestão: mantenha seu próprio exército de proteção, formado por antivírus, anti-spyware e firewall devidamente atualizados. Eles podem – e na maior parte das vezes serão bem-sucedidos nisso – impedir você de abrir algo perigoso.

Leia também:
>> Dez ferramentas de segurança indispensáveis para um PC com Windows
>> Downloads para dar uma geral no seu computador
>> Segurança online: 15 downloads indispensáveis

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail