Home > Dicas

Exporte eventos do Outlook para o iCal no Mac

Saiba transferir os calendários do Outlook 2011 para o calendário do Mac. Contudo, vai ser preciso muita paciência...

Macworld / EUA

28/02/2011 às 18h54

Foto:

O leitor Simon White se perdeu em um buraco negro chamado Outlook 2011. Ele escreveu:

Mudei recentemente do PC para o Mac mas tenho tido problemas para transferir corretamente meus e-mails, calendários e contatos. Inicialmente eu pensei que continuar a utilizar o Outlook seria o melhor a fazer, então instalei o Outlook 2011 para Mac, porém ele não sincroniza com meu iPhone. Então decidi tentar usar Mail > Adress Book > iCal mas descobri que não consigo exportar nenhum tipo de informação a não ser em formato .olm, o qual os programas da Apple não conseguem ler. Há um jeito de fazer com que meus compromissos cheguem até o iCal?

Esses momentos dão vontade de bater a cabeça na parede, por causa do terrível suporte à sincronização do Outlook. Vamos respirar fundo e prosseguir.

Diferentemente do Entourage,  o Outlook não oferece uma opção para sincronizar a agenda do usuário (paradoxalmente, é possível fazê-lo com os contatos). Esse é um recurso que tem sido prometido para um update futuro para o Outlook, entretanto a Microsoft ainda não disse quando ele deve chegar. E, como é sabido, o iCal ignora completamente arquivos .olm. No entanto, há um jeito – apesar de ser trabalhoso e entediante.

Esse modo consiste em selecionar um evento dentro do calendário do Outlook e arrastá-lo para ícone do iCal no Dock (ou, se preferir, para a Mesa, para depois arrastá-lo para o iCal). Esse processo converte o evento em formato .ics, que é compatível com o iCal.

Infelizmente, isso só pode ser feito com um compromisso por ver. Não há uma opção para selecionar todos os eventos de um calendário mensal ou mesmo usar Shift ou Control+clique; é fazer um por vez ou não fazer.

Em contrapartida, isso não é tão complicado se o usuário voltar para o PC e exportar os calendários de lá porque, sim, há uma maneira de fazer isso no Outlook pra Windows de forma muito mais fácil do que no Mac. Basta clicar com o botão direito em um calendário no Outlook para Windows e, no menu resultante, escolha Salvar Como. A opção padrão é salvar o arquivo no formato iCalendar. Escolha essa opção e clique em Salvar. Repita o procedimento para todos os calendários que deseja salvar.

Copie esses calendários par ao Mac e arraste-os para o ícone do iCal no Dock. Irá surgir uma mensagem do iCal perguntando em que calendário eles devem ser salvos. Escolha o de sua preferência (trabalho, pro exemplo) e clique em OK. Todos os eventos no calendário exportado do Outlook serão adicionados ao iCal.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail