Home > Notícias

Extensão do Firefox protege de espiões online e ataques DNS

Perspectives, criado por pesquisadores para trabalhar com Firefox 3, diz se sites sem certificação de segurança são legítimos.

Redação do IDG Now!

25/08/2008 às 15h18

Foto:

Um grupo de pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon criou um sistema que evita a espionagem de conexões e protege os usuários de ataques relacionados à recém-descoberta falha no DNS da internet.

O software, batizado de Perspectives, foi incorporado como uma extensão para o Firefox 3, cujo download é gratuito pelo site da universidade.

O Perspectives é composto por um conjunto de certificações de segurança, usadas em sites de serviços financeiros, lojas virtuais e outros sistemas que precisam de autenticações para uma comunicação segura.

O sistema é útil, principalmente, aos sites que não usam esta certificação, mas certificados “self-signed”, ou seja, que já vêm assinados. O navegador, então, geralmente mostra uma mensagem de erro.

Nestes casos, caso o usuário use o Perspectives, não receberá a mensagem de erro se o software considerar o site legítimo com base em seu arquivo de certificações. O programa também detecta se o certificado parecer falso, e alerta o usuário que o site é suspeito.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail