Home > Notícias

Extensão para Google Gears está disponível para desenvolvedores

Plataforma para acesso offline de serviços online chega aos celulares com Windows Mobile; mas haverá outras versões, diz Google.

Por IDG News Service/EUA

05/03/2008 às 10h45

Foto:

O objetivo do Google de manter aplicações online rodando no navegador mesmo quando não há conexão à internet está se expandindo para onde pode ser mais necessário: aparelhos móveis.

Uma versão da extensão para navegadores Google Gears está disponível para desenvolvedores, de acordo com um post publicado no blog Google Mobile Product Manager assinado por Charles Wiles.

>Desktop 2.0: serviços online migram para o PC

Até agora, apenas a extensão para o Microsoft Internet Explorer Mobile nos sistemas Windows Mobile 5 e 6, mas haverá versões para outras plataformas, incluindo o próprio Android, do Google, Wiles escreveu.

O Google Gears ainda está em beta e permite que usuários continuem a usar serviços online mesmo quando não há conexão. Dados e documentos são salvados no aparelho para que usuários possam trabalhar com eles.

O Gears já está disponível para desktops e notebooks, com versões para o Internet Explorer no Windows XP e VIsta e para o Firefox no Windows XP e Vista, Mac OS X e Linux.

Mesmo que usuários de laptops usem o serviço com freqüência pela ainda falha distribuição de redes sem fio, donos de celulares ficam à merce da cobertura oferecidas por operadoras, limitando o uso de aplicativos online.

Ao usar o Gear para guardar documentos no aparelho, desenvolvedores podem criar aplicações que não apenas estejam disponíveis offline como também dêem respostas melhores em atrasos da rede, afirmou o Google.

Usuários podem baixar o Google Gears for Mobile, enquanto desenvolvedores podem baixar a API para acrescentar seus próprios softwares.

Os serviços Buxfer, de finanças pessoais e Zoho, de edições de texto, planilhas e apresentações online, já afirmaram estar trabalhando sobre versões próprias para o Google Gears for Mobile.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail