Home > Dicas

Dicas para extrair faixas de áudio de DVDs sem gastar com software

Que tal ouvir a trilha sonora de um filme ou escutar as músicas de um show em DVD no seu iPod? Saiba como fazer isso

Macworld/EUA

11/02/2010 às 14h17

Foto:

Quem é fã de música, provavelmente tem um boa coleção de DVDs shows guardadas no armário. Que tal ouvi-las diretamente no iPod? Em muitos casos, as trilhas sonoras dos DVDs, por exemplo, não estão disponível comercialmente (e mesmo se estiverem, quem já pagou pelo DVDs não pagaria duas vezes).

Para capturar somente as faixas de áudio do seu DVD, é possível usar a ferramenta HandBrake. Ele requer o reprodutor VLC media player, que contém a biblioteca libdvdcss, para driblar a proteção contra cópias dos DVDs.

Para começar insira seu DVD e abra o Handbrake. Selecione a parte do DVD que deseja copiar (geralmente o maior título). Em Presents Drewer, defina como Normal. Em seguida, abaixo da guia Video, certifique-se que a opção Constant Quality esteja marcada para deslizar o controle até o número 0. Esse controle define a qualidade de vídeo que, neste caso, não precisa ser boa, pois o que nos interessa é o áudio.

Clique na guia Audio e escolha a faixa que você pretende extrair ao lado de Track 1. Se houver alguma faixa de áudio 2.0, significa que o áudio estará configurado para o modo estéreo. Caso esteja no modo 5.1, extraia sem nenhum problema. Escolha AAC (CoreAudio) abaixo de Áudio Codec, Stereo abaixo de Mixdown. Selecione Auto, abaixo de Samplerate, e 320 abaixo de Bitrate. Finalmente, abaixo da aba Chapters, certifique-se que a opção Create Chapter Markers esteja marcada.

146240-handbrake_audio_settings-586_original.jpg

Altera a configuração do HandBrake para extrair o áudio dos DVDs

Clique no botão Iniciar e deixe o HandBrake fazer seu trabalho. Desde que você tenha configurado o programa para fazer a extração com a qualidade de vídeo mais baixa, o tempo de conversão será menor. Depois de terminado, faça o download do aplicativo gratuito Extract Movie Soundtrack 2.0, da Monkeybread Software. Este software exporta o áudio de um arquivo de filme para o formato AIFF. Depois, resta apenas importar o resultado para o iTunes e convertê-lo para AAC ou MP3.

146240-extractmoviesoundtrack_original.jpg

Conversão do áudio com o Extract Movie Soundtrack

Se o seu DVD não separa cada capítulo em uma faixa, a divisão terá de ser feita por você. É possível usar o software gratuito Audacity, mas saiba que o Fission, que custa 32 dólares, é mais fácil de se mexer.

Abra o arquivo de áudio AIFF em um dos editores de áudio (Audacity ou Fission) e recorte as faixas de áudio da mesma forma como se edita um texto. Salve cada faixa em um arquivo separado, sincronize com o iPod e boa diversão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail