Home > Notícias

F-Secure aposta em cloud computing e backup online

Empresa lança no Brasil softwares com a ferramenta DeepGuard 2.0 e um serviço ilimitado para armazenamento de dados via internet

Daniel dos Santos

13/10/2008 às 15h18

Foto:

A segurança também foi parar na nuvem. Desenvolvedores de soluções de proteção como McAfee (que anunciou recentemente a tecnologia Artemis) e F-Secure adotam soluções que utilizam o conceito de cloud computing. O objetivo com isso é acelerar o processo de identificação de ameaças e deixar os PCs dos usuários menos sobrecarregados.

Em novembro, a F-Secure lança no Brasil as versões 2009 do Internet Security (cotada a 89 reais, para até três usuários) e do Antivírus (59,90 reais, pelo mesmo número de PCs). Os novos softwares incorporam a tecnologia Network Lookup/DeepGuard 2.0, baseada na análise de comportamento das ameaças e no envio automático para os servidores da empresa das amostras suspeitas.

Ao identificar um programa considerado nocivo ainda não classificado, o software envia uma parte do arquivo para a rede da F-Secure via internet – que promete identificar em até 60 segundos a ameaça e disponibilizar a vacina. “Temos cerca de 20 mil máquinas virtuais disponíveis para identificar códigos maliciosos”, destaca Gabriel Menegatti, diretor geral da F-Secure. Mas quando trata-se de um arquivo totalmente desconhecido? Aí o tempo é maior, claro (pode chegar a quatro horas). “Mas esses casos são menos de 2% do total”, destaca Menegatti.

A F-Secure investe também no mercado brasileiro em um novo serviço de armazenamento de dados, o Backup Automático Ilimitado, que será oferecido em parceria com provedores de acesso à internet. Destinado ao usuário doméstico, ele chega ao Brasil até janeiro de 2009, deve   custar entre 12 reais e 19,90 reais por mês e permitirá, segundo a empresa, que o usuário tenha todos os dados de seu computador (sem limite de armazenamento) disponíveis na internet, permitindo o acesso de qualquer micro, em qualquer parte do mundo. “Todos os dados são compactados e criptografados”, ressalta o executivo.

Atualmente com 30 funcionários no Brasil, a F-Secure pretende ampliar seu quadro com dez novas vagas  para as áreas técnica e comercial. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail rh@f-secure.com.br.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail