Home > Notícias

F-Secure Internet Security 2012: proteção lenta, mas decente, contra ameaças

Pacote não é o mais rápido entre os que já testamos, mas se sai bem na hora de detectar e remover ameaças e é fácil de usar.

Nick Newell, PCWorld EUA

13/03/2012 às 19h26

Foto:

Se você puder tolerar alguma lentidão, o F-Secure Internet Security 2012 (cerca de R$ 140 por uma licença de um ano para até três PCs), ainda irá proteger bem seu PC, apesar de ter sido o oitavo colocado em nosso teste de pacotes de segurança em 2012.

O pacote da F-Secure teve resultados decentes no geral, embora tenha ficado atrás dos melhores colocados. Em nossos contra ameaças no mundo real (que indicam o quão bom é o programa na detecção de ameaças desconhecidas) ele chegou a bloquear 96.2% delas, na média dos concorrentes. Já a taxa de 99.91% para malware conhecido também é muito boa.

Leia também
» Saiba quais são os melhores antivírus do mercado em 2012

O programa encontrou e removeu todas as infecções presentes em nosso PC de teste, e limpou todos os traços de malware em 60% dos casos (novamente, na média dos produtos testados). Ele reportou quatro falsos positivos. Percentualmente isso é quase nada dado o tamanho da amostra (250 mil arquivos), mas vários de seus concorrentes não reportaram nenhum falso positivo.

Quanto ao impacto do F-Secure Internet Security 2012 no desempenho do PC, podemos dizer que ele não é o pacote mais rápido que já vimos. Ele adicionou 15 segundos extras ao tempo de desligamento do PC (comparado a uma máquina sem nenhum antivírus), um dos piores resultados qu já vimos no teste. Ele também se saiu mal no teste de instalação de aplicativos, completando a tarefa em 3 minutos e 12 segundos. Isso são 22 segundos a mais que a média dos pacotes analisados. Só 3 dos 14 programas que testamos tiveram um desempenho pior neste teste.

A velocidade de varredura é mediana. Em nosso teste de varredura sob demanda (uma análise de um pacote de 4.5 GB de arquivos iniciada manualmente) o F-Secure levou 2 minutos e 43 segundos, o segundo pior resultado nesse quesito. Nos testes de varredura no acesso (feita sempre que um arquivo é aberto ou salvo) foram necessários 4 minutos e 21 segundos para analisar o mesmo conjunto de arquivos, exatamente na média.

fsecure2012_interface-360px.jpg
F-Secure Internet Security 2012: interface fácil, mas divisão em duas "categorias" é redundante

No geral gostei da interface do F-Secure, que é fácil de usar. O instalador é simples, embora exija mais cliques do que gostaríamos. A interface do programa é baseada no “Launch Pad”, uma pequena janela usada para acessar as configurações de segurança na internet e do seu PC, opções que são organizadas separadamente. Não gostei deste arranjo, já que ele coloca uma janela extra “no caminho”. Não entendo porque a F-Secure não pode simplesmente agrupar ambas as categorias em um único painel de controle.

Embora os painés sobre segurança na internet e no PC sejam bem organizados, são quase idênticos, e é fácil confundí-los. Se você explorar os ajustes, descobrirá que alguns deles poderiam ter descrições melhores. Por exemplo, é preciso consultar o sistema de ajuda para aprender o que é o DeepGuard (ele monitora o comportamento de programas, bem como o conteúdo de arquivos, para identificar malware).

Levando tudo em consideração, o F-Secure Internet Security 2012 ainda é um bom pacote de segurança, que faz um bom trabalho. Mas a concorrência neste ano é acirrada, e ele não consegue acompanhar os líderes no segmento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail