Home > Notícias

Fabricante alemã também vende clones de Mac

PearC afirma que suas máquinas estão dentro da lei e vende três modelos com opção de instalar o sistema operacional Mac OS X Leopard.

Macworld/EUA

09/02/2009 às 11h06

Foto:

A fabricante de computadres alemã PearC está vendendo clones de Mac com processador Intel na Europa. A PearC segue os passos da norte-americana Psystar, que está sendo processada pela Apple.

Os clones de Mac vendidos na Europa vêm em três modelos: Starter, Advanced e Professional, com preços que vão de 499 euros a 1.499 euros. Cada máquina tem diversos itens customizáveis, incluindo a instalação do sistema operacional Mac OS X Leopard.

Nos Estados Unidos, a Apple segue em seu processo contra a Psystar, alegando que a fabricante violou direitos autorais e um acordo de licenciamento ao vender um computador com Mac OS X. A licença de uso da Apple proíbe a instalação do Mac OS X em hardware que não seja fabricado pela Apple. Na última semana, uma decisão judicial pode levar a uma brecha na lei norte-americana e legalizar a produção de clones de Mac.

Entretanto, a PearC diz que seus computadores estão dentro da lei. E um site alemão sugere que a licença de uso da Apple não seria válida sob a lei antimonopólio na Alemanha, e essa regra se aplicaria a qualquer país europeu que tenha leis similares.

No final do ano passado, a OpeniMac começou a vender clones de Mac na Argentina.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail