Home > Notícias

Fabricante de clones de Mac reabre loja online

Dias após perder ação contra a Apple e ser proibida de vender computadores com Mac OS X, Psystar reabre site

Computerworld/EUA

22/12/2009 às 12h23

Foto:

A fabricante de clones de Mac Psystar reabriu sua loja na internet no sábado (19/12) após advogados da empresa afirmarem que o desaparecimento da empresa é exagero.

“Meus comentários foram... mal interpretados”, disse o advogado que representa a Psystar, Eugene Action, se referindo a notícias publicadas semana passada que afirmavam que a empresa estava fechando as portas.

“O site ficou fora do ar para cumprir ordens do juiz”, disse Action, falando sobre uma injunção conseguida pela Apple na terça-feira (15/12). A injunção proíbe a Psystar de vender computadores com Mac OS X. A empresa tem até 31 de dezembro para cumprir a ordem.

Na sexta-feira (18/12), Action disse que a Psystar colocaria a loja virtual no ar novamente em breve. No dia seguinte, o site da Psystar reabriu, com um único produto o Rebel EFI, um utilitário de 50 dólares que permite que os usuários de PCs genéricos instalem e rodem o Snow Leopard, da Apple. Todos os outros produtos, incluindo clones de Mac que estavam marcados anteriormente como “fora de estoque”, foram tirados do site. O Rebel EFI, porém, também ficou marcado como “fora de estoque”.

Action sabe que a Psystar terá que mandar embora alguns de seus funcionários – ele foi citado pela Dow Jones dizendo que o presidente da empresa, Rudy Pedraza, demitiria todos os oito empregados – mas negou que a companhia fechará as portas.

Como a empresa pretende continuar as operações sem vender computadores, especialmente os que vêm com Mac OS X, é incerto. Outro advogado da empresa, K. A. D. Camara,disse que a Psystar venderá computadores com outros sistemas operacionais, incluindo Windows, assim como o Rebel EFI.

“Consumidores podem comprar o Rebel EFI, uma máquina de nós ou da Dell, e, com o Rebel EFI, instalar o OS X em qualquer computador que quiserem”, disse Camara.

A Psystar alega que, ao vender o Rebel EFI, a responsabilidade de instalação do Mac OS X é apenas dos consumidores, que têm que obter uma cópia do sistema operacional para instalá-lo no computador comprado da Psystar ou de outra empresa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail