Home > Notícias

Fabricantes de celulares e smartphones apoiam especificação JIL 1.2

HTC, Huawei Device, Lenovo e ZTE lançam em breve aparelhos com suporte à plataforma aberta, com mais opções para desenvolvedores.

Redação da PC World

17/02/2010 às 11h28

Foto:

O Joint Innovation Lab (JIL) anunciou na terça-feira (16/2) que quatro grandes fabricantes de celulares e smartphones – HTC, Huawei Device, Lenovo e ZTE – vão apoiar a nova especificação JIL 1.2. Com ela, mais dispositivos de telecomunicação portátil poderão executar aplicativos JIL.

O JIL foi criado em abril de 2008 pelas operadoras de serviços móveis China Mobile, Softbank e Vodafone (a Verizon Wireless ingressou no projeto um ano depois) como parte de um acordo para estabelecer uma plataforma para o desenvolvimento de serviços web móveis e criar sinergias na indústria que possam beneficiar os mais de 1 bilhão de clientes dessas empresas em todo o mundo.

O JIL irá lançar projetos baseados em tecnologias emergentes e em demandas de mercado, e que possam atender áreas de crescimento rápido dentro do segmento de internet móvel, tais como widgets para celulares e smartphones.

O apoio de mais empresas ao projeto, segundo o Joint Innovation Lab, oferecerá aos desenvolvedores de aplicativos uma gama mais ampla de dispositivos que podem executar widgets JIL.

Em comunicado, o CEO do JIL, Petyer Suh, afirmou que a decisão da HTC, Huawei Device, Lenovo e ZTE de incluírem rotinas de execução em tempo real de widgets JIL em seus dispositivos no futuro reforça o trabalho do Joint Innovation Lab em estabelecer um ambiente de desenvolvimento aberto para dispositivos móveis, e asseguram que os usuários poderão contar com dispositivos compatíveis com as mais recentes tendências em aplicativos móveis.

O JIL já conta com apoio de outros fabricantes de handsets, entre eles a LG, TIM, Samsung e Sharp.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail