Home > Notícias

Fabricantes de netbooks erram na estratégia de vendas, diz Forrester

Segundo o instituto, netbooks não são apenas alternativa mais barata a laptop tradicional; os propósitos são diferentes.

Redação de The Industry Standard / EUA

19/01/2009 às 14h50

Foto:

Os ultraportáteis ou netbooks são bem mais que uma "febre". Eles preenchem um importante nicho do mercado para os consumidores de PCs, de acordo com a Forrester Research. No entanto, um recente relatório aponta que fabricantes estão confundindo os consumidores com "perigosas" estratégias.

J. P. Gownder, analista da Forrester Research disse que mais de um terço dos consumidores dos Estados Unidos estão interessados em netbooks, ou ultraportáteis, como seu segundo ou terceiro PC para que possam ser levados para qualquer lugar. Um quarto dos consumidores consideraria dar um desses ultraportáteis para seus filhos.

"Netbooks são, portanto, mais que apenas alternativas mais baratas que podem interferir nas vendas dos PCs tradicionais. Eles servem para propósitos diferentes. Na verdade, netbooks representam um terceiro elemento no espaço de PCs, além dos laptops e desktops", explicou Gownder.

O que pode ajudar a impulsionar o sucesso dos netbooks é o fato de metade dos consumidores acharem, a tela dos celulares pequena demais para atividades como digitar e-mails, navegar na web ou usar aplicativos online, aponta o relatório.

O relatório da Forrester esclarece também que netbooks não são apenas laptops pequenos. Numa escala de desempenho de 1 a 100, testes da PC World norte-americana apontam a nota 35, comparados a notas 100 para laptops de tamanho grande com processadores mais recentes dual-core da Intel.

Os ultraportáteis de maior sucesso serão aqueles associados a serviços de sincronização, como o Live Mesh, da Microsoft, diz o relatório. Fabricantes deveriam considerar também a venda casada de netbooks para crianças com notebooks de tamanho tradicional a seus pais. Esses deveriam vir com softwares de gerenciamento de uso da internet dos filhos, por exemplo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail