Home > Notícias

Fabricantes se pronunciam sobre upgrades para nova versão do Android

"Ice Cream Sandwich" foi anunciado em meados de outubro, mas só deve chegar às mãos dos usuários de tablets e smartphones no início de 2012.

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

25/10/2011 às 12h55

Foto:

Quando a nova versão do Android, de codinome Ice Cream Sandwich (4.0), foi anunciada na semana passada nada foi dito sobre a atualização de aparelhos que já rodam versões do sistema como o Gingerbread (2.3.x, para smartphones) ou Honeycomb (3.x, para Tablets). Como dissemos na época, a Google apenas desenvolve o sistema operacional e fica a cargo dos fabricantes dos aparelhos decidir como, quando e quais deles serão atualizados.

Felizmente, alguns fabricantes já começaram a se pronunciar. Entre os tablets Android a ASUS, por exemplo, anunciou em sua página no Facebook que irá atualizar seus tablets da família Eee Pad, mas ainda sem uma data definida. A Acer, através de sua filial na Polônia, anunciou que os tablets Iconia Tab A500/A501 e A100/A101 serão atualizados no início de 2012. O Motorola Xoom também será atualizado, mas não há data definida.

No campo dos smartphones a HTC anunciou que ainda está elaborando seus planos de atualização. A empresa alega que tem a intenção de atualizar "o maior número de aparelhos recentes possível", mas avisa que "acima de tudo deve levar em conta o desempenho e usabilidade". O que pode significar que os modelos "top de linha" são candidatos a atualização, enquanto os com hardware mais modesto podem ficar de fora.

A Sony-Ericsson disse que "planeja atualizar a linha 2011 de smartphones Xperia para a próxima versão da plataforma [Android] disponível", mas sem datas. Atualmente, a empresa está ocupada com um programa de atualização dos modelos lançados neste ano para o Android 2.3.4. 

A Google confirmou que o Nexus S, atual "carro-chefe" da plataforma Android, receberá uma atualização para o Ice Cream Sandwich, mas novamente sem uma data firme. A julgar pelo que ocorreu no lançamento do Gingerbread (2.3) no final do ano passado, a atualização só deve ser lançada depois que o próximo aparelho, o Galaxy Nexus, chegar as lojas. Não há informações sobre atualização do Nexus One, o primeiro "Google Phone" no mercado, lançado em janeiro de 2010.

Já a Motorola afirmou que o recém-anunciado Droid RAZR, o smartphone mais fino do mundo, chegará às lojas com o Gingerbread, mas receberá o Ice Cream Sandwich na primeira metade de 2012. O aparelho deve ser lançado no Brasil no próximo dia 3/11. Ainda não há informações sobre a atualização de outros aparelhos, como o Atrix ou Milestone 3.

Por fim, a Samsung não se pronunciou oficialmente, embora rumores indiquem que a empresa pretende atualizar o Galaxy S, e Galaxy S II para o novo sistema.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail