Home > Notícias

Fabricantes trabalham em uma fonte de alimentação universal para notebooks

IEEE, Acer e ASUS investigam o conceito

John E. Dunn

09/07/2010 às 12h13

Foto:

Ter de usar uma fonte de alimentação diferente para cada notebook pode em breve ser coisa do passado. Há relatos de que a IEEE (Institute of Electric and Electronic Engineers), órgão que define muitos dos padrões relacionados à eletricidade, está estudando a possibilidade de um padrão universal de carregador.

O progresso pode ser lento, já que uma idéia similar estabelecida há alguns anos, o padrão universal para carregadores de telefones celulares, só agora está chegando às lojas. Entretanto, entre os fabricantes que se interessaram pela idéia estáo gigantes como a Acer e a ASUS. E qualquer adoção entre os grandes fabricantes de Taiwan provavelmente arrastaria junto os grandes fabricantes norte-americanos.

As barreiras para a criação de uma única fonte de alimentação são formidáveis, começando com a necessidade de criar um adaptador com qualidade suficiente para atender às necessidades energéticas dos notebooks de diferentes fabricantes. Inicialmente, as novas fontes também poderiam acabar custando mais para o consumidor final. 

No lado positivo, não seria necessário comprar um novo carregador para cada laptop. Uma única fonte de alimentação poderia durar anos, funcionando com várias máquinas. Elas também poderiam funcionar entre múltiplos dispositivos como tablets, netbooks e laptops. Também haveria uma redução no lixo eletrônico, já que atualmente quando uma máquina velha é jogada fora a fonte vai junto.

Os perdedores seriam os fabricantes chineses que produzem fontes de alimentação alternativas de baixo custo ou modelos universais compatíveis com aparelhos de diversos fabricantes, como os modelos da CoolerMaster e C3Tech, já analisados na PCWorld.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail