Home > Dicas

Faça ajustes na configuração e deixe o Outlook um pouco mais rápido

Limpar anexos e mensagens, eliminar complementos e reduzir feeds RSS pode deixar o Outlook 2007 mais leve.

Preston Gralla, da PC World / EUA

19/01/2009 às 15h17

outlook_rapido_150.jpg
Foto:

outlook_rapido_150O seu Outlook está muito lento? Você sabe como deixá-lo mais rápido? Às vezes, o Outlook parece ter três velocidades: devagar, lento e muito lento. Demora demais para abrir e é devagar ao mandar ou receber mensagens – resumindo, demora pra fazer qualquer coisa.

Não existe uma ação única que você possa fazer para acelerar o Outlook, mas sim uma combinação de ajustes. Não podemos prometer que o programa irá virar o rei da velocidade, mas siga nossas instruções e você não vai se sentir como quem está preso no trânsito.

Primeiro, enxugue os arquivos .pst do Outlook, que nada mais são do que os arquivos anexos aos e-mails que você recebe e envia – isso por si só vai fazer muito bem ao funcionamento do programa.

Ajuda externa
O problema dos anexos no Outlook é tão grande e conhecido que uma empresa terceira desenvolveu uma solução que ajuda a diminuir o tamanho dos arquivos .pst, removendo esses anexos. O gratuito Kopf Outlook Attachment Remover salva anexos do Outlook, armazena-os em seu disco local e os substitui por um link para o arquivo armazenado.

Assim, você consegue abrir normalmente esse conteúdo – a diferença é a de que o Outlook irá buscar o arquivo no disco em vez dos arquivos .pst internos.

Leia também:
> Visite seus sites preferidos mesmo que desconectado da web
> Por que o pinguim não vingou no deskotp?
> Livre-se de 12 penduricalhos desnecessários do Windows Vista
> Descrubra se a bateria do seu notebook tem problemas

Você pode deixar que o utilitário faça uma varredura completa, ou pode preferir fazer a tarefa manualmente, e-mail por e-mail. Repare que no Outlook, vai parecer que o arquivo ainda estará lá – você verá o ícone do arquivo normalmente, mas na verdade este ficará no disco e não nos arquivos internos do Outlook.

Ajuda interna
O Outlook 2007 inclui outra opção para reduzir o tamanho dos .pst. Vá em Ferramentas, Limpar Caixa de Correio e clique no botão Exibir Tamanho da Caixa de Correio. Você verá uma tela como essa abaixo.

outlook_limpar2_350

Haverá uma lista de pastas, juntamente com o tamanho total de casa pasta. Isso irá lhe dizer de onde você poderá tirar o maior proveito limpando e-mails. Quando identificar as maiores pastas, volte para a tela principal do Outlook e vasculhe-as com prioridade, buscando e deletando e-mails e anexos desnecessários.

Depois de ter usado essas técnicas para apagar anexos e e-mails, é hora de compactar seu arquivo .pst. Normalmente, quando você apaga arquivos, fica um espaço vazio no seu .pst que ainda ocupa bytes preciosos.

Fazer essa compactação elimina esses vazios, diminuindo o tamanho total do arquivo. Para isso, vá em Arquivo, Gerenciamento de Arquivos de Dados e clique duas vezes na entrada Pastas Particulares. Depois clique em Compactar agora.

Agora certifique-se de que seu Outlook possui os patches mais recentes, via Windows Update. Há uma atualização em particular que é importante caso você tenha arquivos .pst grandes: Update para Outlook 2007 (KB933493). O patch foi projetado para acelerar o Outlook quando estiver usando .pst consideráveis.

Complementos
A seguir, extermine todos os acessórios (plug-ins) do Outlook que você não precisa. Há relatos de pessoas dizendo que o iTunes, por exemplo, instala um add-in no Outlook
– sem se saber muito bem pra que – e que apagá-lo deixa tudo mais
rápido.

Alguns suplementos podem ser removidos por meio da rotina normal de desinstalação do Windows. Outros, no entanto, não são visíveis por ali. Para estes, é necessário acessar Ferramentas, Central de Confiabilidade e clicar em Suplementos.

Lá embaixo, no menu drop-down Gerenciar, escolha Suplementos de COM e clique em Ir. Na tela que vai se abrir, selecione os add-ins que você quer apagar e clique em Remover.

Também há quem diga que o Windows XP Fax Services deixa o Outlook 2007 mais lento. Se você não manda fax, pode remover esse recurso. Vá no Painel de Controle, selecione Adicionar ou Remover Software, Adicionar ou Remover Componentes do Windows.

O mesmo vale para o Business Contact Manager. Então, caso você o tenha instalado, experimente uma desinstalação, pelo mesmo processo.

Por último, cheque seus feeds de RSS. O editor de feeds do Outlook é um excelente recurso, mas pode desacelerar tudo. Ele pode estar recebendo mais conteúdo do que o realmente necessário.

outlook_limpar_350

Para conferir, vá em Ferramentas, Configurações de Conta, selecione a aba RSS Feeds. Você cairá numa tela como essa mostrada acima. Role sua lista de feeds, selecionando e removendo os que você não quiser mais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail