Home > Dicas

Faça backup e recupere depois as configurações e favoritos do Firefox

Cópia ajuda restaurar padrões em caso de reinstalação do sistema operacional ou migração para um computador novinho em folha.

Lincoln Spector, da PC World/EUA

31/08/2009 às 16h50

backup_firefox_150.jpg
Foto:

backup_firefox_150.jpgO navegador da Mozilla oferece um número enorme de configurações e um volume expressivo de complementos (add-ons) desenvolvidos por ela ou pela comunidade usuária e que torna o browser ainda melhor. Contudo, não existe uma forma óbvia de fazer backup destas configurações ou como movê-las de um PC para outro. Além disso, também não foi definida um modo claro de salvar os bookmarks do usuário.

Se não há uma forma clara de fazer tudo isso, pelo menos existe uma maneira razoável de alcançar esse objetivo, desde que o usuário saiba o que deve ser feito.

O truque está em fazer backup de uma determinada pasta. Não dá para dizer aqui o nome exato desta pasta porque cada sistema utiliza uma nomenclatura distinta. Entretanto, você vai aprender a localizar esta pasta.

Primeiro, caso esteja aberto, feche todas as janelas do navegador – caso contrário, se tentar os passos abaixo com o browser em execução pode resultar catastrófico para as informações que você quer proteger.

Uma vez fechado, selecione Iniciar, Executar e digite %appdate% (os símbolos de percentual -%- devem ser digitados também) e pressione Enter. Navegue na janela do Windows Explorer que abrir até encontrar a pasta Mozilla/Firefox/Profiles.

backup_firefox_01.jpg

A pasta que você localizou agora e que possui um nome gerado aleatoriamente pelo software – no nosso caso h5dkoogf.default – é a que contém todos os arquivos de configuração do Firefox e que deve ser copiada para backup. Faça uma cópia dele e guarde-a em lugar seguro.

Como recuperar a cópia de segurança
Caso tenha comprado um PC novo ou reinstalado o Windows por qualquer motivo em sua máquina atual será necessário restaurar as configurações do Firefox (incluindo os favoritos).

Primeiro, instala, execute e encerre o Firefox na máquina em questão – desta forma, a estrutura de arquivos do navegador será criada adequadamente.

backup_firefox_02.jpgRepita os passos indicados na localização inicial dos arquivos de configuração até encontrar os arquivos criados pelo software. Copie o arquivo .default (que foi salvo anteriormente) para esta pasta.

Você terá, agora, duas pastas dentro da pasta Profiles. Selecione o arquivo que acabou de ser copiado, pressione a tecla F2, depois Crtl+C (para copiar o nome do arquivo), seguido da tecla Esc.

Suba um nível da árvore de arquivos, para a pasta Firefox. Dê um clique duplo no arquivo profiles.ini  para abri-lo no bloco de notas. Na última linha deste arquivo, selecione tudo o que está após a barra e pressione Crtl+V para inserir o nome do arquivo que foi restaurado.

backup_firefox_03.jpg

Salve o arquivo e abra Firefox. Se todos os passos foram executados conforme descritos, o navegador deverá se comportar como antes e todos os seus favoritos estarão disponíveis para uso dentro do software.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail