Home > Dicas

Faça mais sem tirar as mãos do teclado e turbine a tecla Windows do PC

Conheça alguns atalhos pouco utilizados que podem ajudar você a executar rapidamente tarefas sem precisar usar o mouse.

Nando Rodrigues, editor da PC World

07/04/2008 às 14h45

ajuste_windows_150.jpg
Foto:

ajuste_windows_150É difícil negar que o mouse é um dos dispositivos de acesso ao PC mais úteis de existem. Versátil, ele permite uma infinidade de usos e há, inclusive, modelos ortopédicos e outros que incluem controle de volume e até um alto-falante.

Mas como gosto não se discute, há quem prefira manter as mãos sobre o teclado e, por essa razão, adoram conhecer teclas de atalho que tornam a realização de determinadas tarefas mais fácil. E o melhor: conhecê-las pode ajudar quando, por qualquer motivo, o mouse deixar de funcionar.

Por conta disso, PC World preparou uma pequena seleção de atalhos pouco usados, mas muito úteis.

Manipule janelas
Todo usuário do Windows acumula, ao longo do dia, diversas janelas abertas com os aplicativos em uso. Veja como navegar entre elas usando apenas o teclado:

Alt-Tab: permite ir de uma janela a outra; mantenha a tecla Alt pressionada e uma pequena janela vai mostrar todas as janelas que estão abertas e você pode escolher para qual ir usando a tecla Tab.

Alt-Espaço-N: minimiza a janela que estiver ativa.

Alt-Espaço-X: maximiza a janela que estiver ativa.

Alt-Espaço-R: restaura a janela ativa.

Alt-F4: fecha a janela ativa.

Alt-Espaço-M: permite movimentar a janela ativa sobre a área de trabalho (este atalho não funciona se a janela ativa ocupar estiver maximizada, ocupando toda a área de trabalho). Pressione Enter para aceitar a nova localização ou Esc para cancelar.

Alt-Espaço-T: permite redimensionar o tamanho da janela; mova o cursor (com as respectivas teclas) até deixar a janeira ativa do tamanho desejado. Pressione Enter para aceitar a nova localização ou Esc para cancelar.

Leia também:
> Descubra os segredos do Leopard
> Vista contra XP: qual é o melhor?
> Apagou? Mesmo? Tem certeza? Não? Então clique aqui.
> Guinness Games procura recordista de Guitar Hero
> iClones: conheça uma galeria deles

Tecla Windows
Muitos acham que pressionar a tecla Windows (aquela localizada na parte inferior do teclado, à esquerda, e que tem o logotipo do Windows impressa) permite apenas o acesso rápido ao menu Iniciar. Ok. Ela realmente faz isso. Mas é possível ir além:

Windows-E: inicia o Explorer

Windows-F: executa o comando Localizar

Windows-M: minimiza todas as janelas abertas

Shift-Windows-M: maximiza todas as janelas abertas

Windows-R: abre a caixa de diálogo Executar

Windows-F1: abre a ajuda do Windows

Windows-Tab: permite navegar entre as janelas abertas indicadas na barra de tarefas; ao localizar a janela desejada, pressione Enter.

Windows-Break: acessa a função de Propriedades do Sistema

Windows-U: abre o gerenciador de utilitários

Dica extra: O Clavier+, um aplicativo leve (apenas 355 kb) e bem fácil de usar, permite criar novas teclas de atalho para realizar uma variedades de operações. Pode-se, por exemplo, executar programas, copiar trechos de textos, abrir o correio eletrônico e até controlar o volume do som do PC.

> Clique aqui para baixar o Clavier+

clavier_tela

Conhece mais algum atalho legal? Compartilhe com outros leitores: mande um e-mail para a Redação de PC World que acrescentaremos sua colaboração aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail