Home > Dicas

Faça uma “faxina” no YouTube com o Cleanr

Extensão para o navegador limpa a interface do site destacando a única coisa que realmente importa: os vídeos.

Rick Broida, PCWorld EUA

21/06/2013 às 18h28

Foto:

Não sei quanto a você, mas ultimamente sempre que acesso o YouTube me sinto como se estivesse entrando no quarto de um adolescente. Que bagunça! Entre os anúncios, barra lateral, vídeos relacionados e comentários, o YouTube se tornou tão poluído que chega a doer.

Felizmente há uma solução: o Cleanr, uma extensão para o navegador que elimina toda a bagunça e itens desnecessários na interface do YouTube. Ou seja, tudo menos o vídeo. Agora você pode focar sua atenção no que realmente importa.

cleanr_geral-360px.jpg
Cleanr elimina todos os elementos supérfluos na interface do YouTube

O Cleanr está disponível em versões para o Chrome, Firefox e Safari. Usuários do Chrome terão de seguir um breve tutorial na página da extensão, já que ela não é aprovada pelo Google, o que não é uma surpresa. Mas basta arrastar aqui, soltar ali e pronto.

Seria legal se os desenvolvedores incluíssem um botão ou atalho para desativar o Cleanr para que você possa acessar itens como ferramentas de compartilhamento ou mesmo os comentários quando quiser. A única opção é desabilitar a extensão nas configurações do navegador, o que é um incômodo.

Creio que o principal benefício do Cleanr é eliminar a área de comentários do YouTube, que frequentemente está lotada de comentários ofensivos ou de mal gosto. Se você tem crianças, o Cleanr é uma boa forma de permitir que eles usem o YouTube sem expô-las a conteúdo inadequado.

Também há versões do Cleanr para o iOS (iPhone/iPod Touch e iPad) que funcionam de forma similar e adicionam recursos como integração ao Facebook e Twitter e acesso a assinaturas e playlists no YouTube.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail