Home > Notícias

Facebook abre aplicações da rede social para uso em sites externos

Novidade permite que biblioteca de aplicativos desenvolvida para Facebook sejam usados em sites que suportem HTML estático

Por Computerworld/EUA

28/01/2008 às 16h49

Foto:

O Facebook anunciou mudança para permitir que aplicações criadas para rodar dentro da rede social possam ser integrados em outros sites.

Leia mais:

A nova biblioteca para o cliente JavaScript da rede, divulgada nesta sexta-feira (25/01), encerra as restrições que preveniam que desenvolvedores rodassem as aplicações do Facebook em outros sites, afirmou a companhia.

"Como a biblioteca não exige código no seu servidor, você pode criar aplicações do Facebook que podem ser integradas em qualquer site com HTML estático", escreveu o desenvolvedor Wei Zhu no blog do Facebook.

Nick O´Neill, blogueiro do blog All Facebook, afirmou que a movimentação do Facebook para estender sua plataforma para fora de sua rede social é significante para a companhia.

"O público está ciente das possibilidades para levar o Facebook fora do site principal e esta é uma grande notícia", escreveu. "Ao invés de criar aplicações para dentro do Facebook, você pode expandir a total funcionalidade da plataforma em seus próprios sites".

Sean Aune, blogueiro do Mashable, notou que a estratégia significa que as aplicações do Facebook "podem começar a aparecer em outros sites e blogs a partir de hoje".

Aune acrescentou que o Facebook está tentando se reabilitar das críticas por ser "um jardim murado em que coisas podem entrar, mas nunca sair. Aplicações online usarão cookies para rastrear usuários quando estão usando aplicações em outros lugares da internet. Na teoria, isto faz com que você jogue o game em qualquer site e suas estatísticas sejam traçadas".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail