Home > Notícias

Facebook anuncia sistema de mensagens multiplataforma

Segundo o CEO, Mark Zuckerberg, nova plataforma "não é um matador de e-mails"; ferramenta agora agrupa conversas em um só histórico.

Redação do IDG Now!

15/11/2010 às 16h32

Foto:

O Facebook anunciou na tarde desta segunda (15/11) uma série de novidades. Em anúncio transmitido ao vivo pelo próprio site, o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, divulgou o aguardado serviço de messaging da rede social - "ele inclui, mas não é e-mail", disse.

Hã 350 milhões de pessoas usando o sistema de messaging interno do Facebook. São mais de 4 bilhões de mensagens trocadas diariamente dentro da rede, disse Zuckerberg. A enorme maioria são comunicações entre duas pessoas.

A próxima geração de mesaging tem de ser pessoal, informal, fácil de usar e imediata, disse o CEO. Segundo o Facebook, o foco é a mensagem, não a ferramenta usada para trocar mensagens. Todas estarão juntas na mesma infraestrutura.

O novo sistema de conversação do FB tem três pontos fundamentais: é independente de plataforma (seamless), mantém um histórico de conversação constante entre as partes, sem separação por assuntos (threads) e tem uma caixa de entrada chamada social inbox, com um filtro que prioriza mensagens de pessoas de sua lista de amigos, separadas de todos os outros e-mails.

Qualquer usuário poderá ter um endereço @facebook. "No entanto, não é um serviço de e-mail puro nem um 'matador' deles", disse Zuckerberg. "Nós não esperamos que amanhã nenhum de vocês deixe de usar seu email", afirmou.

Todas as mensagens, independente de onde foram enviadas (SMS, messaging interno ou e-mail), são agrupadas em uma conversação, e podem ser recebidas nas três plataformas também. "É como uma caixa de cartas", disse Andrew Bosworth, da equipe de desenvolvimento do Facebook.

O messaging também dará suporte a anexos. "Estendemos nosso sistema de compartilhamento de fotos para que funcionasse em todas as plataformas", disse Bosworth.

O social inbox prioriza as mensagens das pessoas com quem o usuário tem mais contato, e permite classificá-las em "amigos", "outros", e "lixo", que serão exibidas em pastas diferentes. Ele também permite controlar quem pode mandar e-mails para a pessoa.

Nos Estados Unidos, o novo sistema do Facebook começará a ser liberado ao longo dos próximos três meses, mediante convites.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail