Home > Notícias

Facebook aperta estratégia para atrair brasileiros inscritos no Orkut

Após investida tímida em maio, Facebook facilita importação de contatos do Orkut para se aproveitar da popularidade da rede social do Google no Brasil.

Guilherme Felitti, do IDG Now!

30/09/2009 às 11h56

Foto:

O Facebook aprofundou na noite desta terça-feira (29/9) estratégia iniciada em maio para se aproveitar da popularidade da rival Orkut para ganhar adeptos no Brasil. Ao acessar o Facebook, um aviso convida os usuários a localizarem quais amigos na rede social do Google já estão inscritos no serviço criado por Mark Zuckerberg. "Você tem uma conta do Orkut? Veja se seus amigos do Orkut já estão no Facebook", afirma o alerta.

Leia também:
> O Facebook ameaça o Orkut no Brasil? 
> Mantenha sua privacidade em redes sociais

A ferramenta oferecida pelo Facebook manda o usuário diretamente para a página em que o Orkut permite que todos seus contatos sejam baixados em uma planilha. Após fazer o download do arquivo no formato CSV, o usuário deve enviá-lo para o Facebook, que aponta quais perfis usam e-mails inscritos no documento.

Não é a primeira vez que o Facebook oferece uma ferramenta focada diretamente em se aproveitar da popularidade do Orkut. Em maio, aviso semelhante ao reproduzido nesta semana oferecia aos usuários um botão que, instalado na barra de navegação do browser, mostrava quais contatos do Orkut também estavam no Facebook.

Em dezembro, o Facebook já havia oficializado sua versão em português. Cofundador do Facebook, Zuckerberg veio ao Brasil em julho para anunciar o Desafio Facebook de Aplicativos para programadores brasileiros, que teve seu período de inscrição estendido em três semanas, para 19 de outubro.

Durante sua visita, o jovem executivo afirmou que o Facebook já conta com 1,3 milhão de brasileiros inscritos, número duas vezes maior que o registro três meses antes. Segundo dados da Ibope Nielsen Online, o Orkut tem mais de 27 milhões de usuários ativos no Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail