Home > Notícias

Facebook apresenta seu Launcher para Android

Em evento realizado nesta quinta, rede social apresentou o Home, que substitui interface clássica por outra baseada em gestos

Da Redação

04/04/2013 às 14h05

Foto:

O Facebook pôs fim nos rumores sobre um possível smartphone próprio ao anunciar agora pouco o Home, um Launcher (aplicativo que controla a interface do sistema) da rede social para aparelhos Android. O lançamento acontece em 12/4 e estará disponível inicialmente para poucos aparelhos top-de-linha de fabricantes como HTC, Sony, e Samsung.

“Mesmo com um smartphone de sucesso, você consegue atingir no máximo 10 ou 20 milhões de pessoas, o que representaria apenas 1% ou 2% da nossa comunidade”, afirmou o CEO Mark Zuckerberg durante evento na Califórnia – atualmente, a maior rede social do mundo possui mais de 1 bilhão de usuários no mundo todo.

Leia também
Facebook Home só funciona em dois aparelhos no Brasil

Com a novidade, os usuários terão acesso ao seu Feed de Notícias, agora chamado de Cover Feed. Lá, será possível visualizar as atualizações de seus amigos diretamente na tela inicial do smartphone (daí o nome Home). 

Pelo que foi demonstrado no evento, a navegação é mais intuitiva, baseada em gestos. Para curtir uma foto, basta dar dois toques na tela. Se quiser comentar, é só clicar no ícone específico, por exemplo.

facebookhome03.jpg

“Queremos que a experiência dos smartphone fique em torno das pessoas e não dos apps, como acontece atualmente. A tela inicial do seu aparelho é a alma do seu smartphone. E achamos que ela deve ser profundamente pessoal”, afirmou Zuckerberg, que elogiou a “abertura” do Android. Assim, o Facebook será a primeira coisa que o usuário verá ao abrir o seu smartphone. 

Ao abrir o app, o usuário poderá escolher se quer apenas testar por uma vez a novidade ou torná-la a tela inicial padrão (ao selecionar a opção Always). Quem possui as versões mais recentes dos aplicativos Facebook e Facebook Messenger para Android receberá um aviso sobre a chegada do Home.

Ao contrário de sistemas operacionais, que costumam receber um update significativo por ano, o Home terá atualizações mensais com novos recursos e ferramentas, de acordo com o Facebook. Resta saber qual o impacto da novidade no uso de dados e bateria dos smartphones.

Bate-papo constante

Com uma novidade chamada “chatheads”, os usuários poderão iniciar conversas com seus amigos da rede social a qualquer momento. No Home, as mensagens te seguem, não importa se você está lendo um artigo do The New York Times, lá estarão as “chatheads” (ícones redondos com as fotos de perfis dos usuários, mostradas na parte superior da tela). 

Para responder a uma mensagem, basta tocar numa “chathead” e já estará na conversa. Nesse recurso, as mensagens do chat do Facebook dividem espaço com as tradicionais mensagens de texto (SMS) do seu smartphone, que aparecem em verde (assim como no iMessage, da Apple).

Tablets

Durante o evento, o Facebook mostrou rapidamente como seria o Home em tablets Android, mas adiantou que o recurso ainda vai demorar vários meses até desembarcar nesses aparelhos.

chatheads03.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail