Home > Notícias

Facebook bloqueia links que levem da rede social a sites maliciosos

Site de relacionamento vem a público afirmar que bloqueou a publicação de links maliciosos em perfis após alerta da Sophos.

IDG News Service/EUA

08/08/2008 às 17h47

Foto:

O Facebook bloqueou links entre a rede social e sites infectados por malwares que tentaram enganar usuários do Facebook.

"Identificamos e bloqueamos a habilidade de linkar para sites maliciosos a partir do Facebook. Menos de 0,002% das pessoas no Facebook foram afetados, todos já notificados e instruídos a remover o malware", escreveu Max Kelly, chefe de segurança do Facebook.

A consultoria de segurança Sophos alertou na quinta-feira (07/08) sobre o ataque, no qual crackers miravam usuários incautos do Facebook pela publicação de links na função Wall.

Componente fundamental do Facebook, o Wall é usado para que membros deixem recados para seus amigos.

Ao invadir contar de usuários, crackers publicavam mensagens incentivando o amigo a clicar em um link que leva a vítima para um site malicioso supostamente hospedado pelo Google.

Na verdade, o site força usuários a baixar uma suposta nova versão do Flash - a Sophos identificou um cavalo-de-tróia no download que abre o PC da vítima para outros tipos de ataque.

No post no blog oficial do Facebook, Kelly pediu que os cerca de 80 milhões de membros do Facebook avisassem a companhia sobre mensagens do tipo, acusando como possíveis ameaças usuários que estejam por trás das práticas.

"Quanto mais denúncias recebermos, mais fácil ficará para respondermos de forma decisiva", escreveu.

A tentativa de baixar uma atualização do Flash aparentemente está se tornando popular entre crackers.
Nesta semana, a Adobe publicou seu próprio alerta de segurança para que usuários não caíssem. Aparentemente, a mensagem maliciosa é parte dos ataques que usam a ferramenta de microblogging Twitter e outros sites sociais.

Na semana passada, a fabricante Kaspersky Lab alertou de um novo worm que atingia MySpace e Facebook por comentários e mensagens geradas automaticamente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail