Home > Notícias

Facebook chega ao iPad com bugs e irrita usuários

Após muita espera, software da rede social nativo para o tablet decepciona, com vários problemas; jornalista acusa empresa de não testar app corretamente

Macworld / Reino Unido e Redação Macworld Brasil

11/10/2011 às 10h13

Foto:

O recém-lançado aplicativo do Facebook para iPad tem recebido várias críticas dos usuários, que afirmam que o software tem muitos bugs. O Facebook 4.0 para iOS é o primeiro aplicativo oficial nativo para o tablet da Apple, e foi lançado na App Store na noite de ontem, 10/10.

O Facebook para iPad permite navegar pelo feed de notícias, notificações e mensagens; visualizar fotos em tela cheia; assistir videoclipes e enviá-los via AirPlay para sua televisão; conversar com amigos; e até mesmo jogar games que seus amigos recomendaram ou jogaram recentemente.

Até então, se você quisesse usar o Facebook no iPad precisava recorrer à versão para iPhone (que roda em resolução menor na tela maior do tablet e muito limitada) ou programas de outras empresas, como o MyPad.

facebookforipadofficial01.jpg

O Facebook 4.0 é um download gratuito na App Store, mas nem isso impediu que os usuários inundassem o Twitter com reclamações sobre o app não funcionar corretamente. 

“Estou feliz em informar que o novo Facebook para iPad trava”, escreveu um usuário. Outro criou uma conta falsa em nome do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, para escrever: “O Facebook para iPad está aqui. Ele é maior, melhor e com mais bugs do que qualquer outro app de redes sociais que você verá por aí.”

Uma reportagem da BBC sobre o assunto traz declarações do jornalista Mark Coyle, que acusou o Facebook de não testar o app corretamente. “Tenho uma dock com teclado da Apple, e se você colocar o iPad na dock para então comentar um post, o botão “Enviar” não aparece. Tire-o da dock e o botão aparece. Testes ruins feitos pelo FB”, afirma Coyle.

E é realmente essa a sensação que a Macworld Brasil ficou em testes rápidos feitos na noite de ontem, quando não conseguimos nem mesmo postar uma simples foto em nosso mural – o app sempre travava e fechava quando o botão Post era apertado.

Outro lado
Mas nem todos os usuários parecem estar infelizes. “O Facebook para iPad me faz querer 'perseguir' as pessoas a noite toda porque ele torna tão fácil e simples fazer isso!”, escreveu um usuário no Twitter. Os reviews da nova versão do app na App Store mostram a linha "ou ama ou odeia".

Solução?
Uma nota apareceu na página do aplicativo na App Store, direcionada para os usuários que fizeram  o upgrade a partir de uma versão anterior. Ela aconselha desinstalar e então reinstalar o aplicativo. “Se você está tendo problemas para iniciar o app após o upgrade, por favor apague e reinstale o app – isso foi confirmado como uma forma de resolver o problema”, diz a nota.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail