Home > Notícias

Facebook Connect deve ser integrado à rede social em outubro

Anunciado em maio, projeto que permite ao usuário exibir perfil em outros sites, ganha 1ª demonstração.

IDG News Service/EUA

24/07/2008 às 10h01

Foto:

O Facebook revelou um novo serviço para sua rede social que permitirá que pessoas usem seus perfis em outros sites pela web.

Chamado de Facebook Connect, o serviço foi anunciado em maio e recebeu sua primeira demonstração pública nesta quarta-feira (23/07) na conferência f8 da plataforma de desenvolvimento do Facebook, com testes que envolviam sua integração com Digg, Citysearch e Six Apart.

Quando um usuário vota em um conteúdo no Digg, a caixa de login dará a chance de se autenticar no Digg ou no Facebook. Caso escolha a rede social, os itens votados aparecerão no feed de atividades do Facebook. Usuários também poderão encontrar onde estão seus amigos dentro do Digg e interagir com eles.

Caso se autentiquem com a conta do Facebook no Citysearch a foto  usada no perfil da rede social aparecerá ao lado do seu post no Citysearch, junto com o link de volta para o Facebook. Conteúdo publicado no Cityseach também aparecerá no feed de atividades do Facebook.

O serviço foi o destaque da apresentação do fundador da rede, Mark Zuckerberg, no começo da f8. Ele a chamou de ¨a nossa versão do Facebook para o resto da internet¨. As mudanças de privacidade também são transferidas para outros sites, com usuários escolhendo que informações serão mostradas.
++++
Alguns enalteceram o serviço como uma maneira de aumentar o tráfego para suas aplicações e sites online. O uso de outro serviços é mais fácil já que não será necessário um novo registro - as informações e login do Facebook serão usadas, que reproduzirá as atividades dentro do seu feed de informações.

¨Acho que eles fizeram os desenvolvedores muito felizes; só depende se usuários entrarão nessa¨, afirmou Michael Dory, diretor de pesquisa da desenvolvedora de games Social Bomb.

O Facebook Connect competirá com o MySpace Data Availability, também anunciado em maio. Desenvolvedores poderão começar a testar o Facebook Connect agora e sua integração completa é esperada para outubro, afirmou Zukerberg.

Muito do crescimento do Facebook no último ano veio de usuários internacionais, responsáveis por cerca de 50% dos visitantes no ano passado, afirmou ele. A cifra agora está em 68%.

O Facebook conta com 90 milhões de usuários, mais de três vezes mais que os 24 milhões no ano passado. A rede ainda está atrás do MySpace em termos de visitantes diários, segundo a consultoria Hitwise, mas crescendo em uma taxa muito maior que a rede controlada pela News Corp.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail