Home > Notícias

Facebook é ameaçado pelo Twitter e problemas de privacidade

Popular site de relacionamento enfrenta problemas relacionados a brechas na plataforma, além do crescimento do microblog

Daniel dos Santos, Now! Digital

14/05/2010 às 10h33

Foto:

Líder no mundo das redes sociais, com mais de 400 milhões de usuários, o Facebook não está exatamente em uma posição confortável. Nos últimos tempos o serviço tem enfrentado problemas de segurança, e-mails vazados e conversas privadas expostas publicamente, entre outras questões. E tem um rival de peso, em franca expansão: o Twitter. Apesar de ter “apenas” 100 milhões de usuários.

Em um post publicado em seu blog, a empresa de análise de mercado online WebTrends destaca que o serviço tem como meta 500 milhões de usuários (sem um prazo definido), superando o rival. Não é uma meta fácil, mas o popular microblog tem feito progressos nesse sentido, de acordo com a Webtrends.

Para começar, ela destaca a busca pelo aprimoramento da experiência do usuário, com ações como a compra do Tweetie, com o objetivo de torná-lo o principal aplicativo para Twitter no iPhone. Na mira também estaria a compra de um software para desktop na mesma linha. Segundo passo: hospedar conteúdos como fotos.

Outro ponto importante apontado pela Webtrends é o combate aos velhos problemas de “usabilidade” enfrentados pelo popular microblog. O serviço é muito interessante mas também confunde os usuários.

É preciso se acostumar com conceitos como hashtags, "retuitar" e outros recursos que não são fáceis de serem assimilados pelos novatos. Mas a empresa já está atenta a isso e está trabalhando em uma versão mais amigável da ferramenta, ponto vital para quem quer ter meio bilhão de usuários.

Também é importante ressaltar que o Twitter tem uma audiência maior do que seu número de usuários. Pode parecer estranho, mas o site registra 180 milhões de usuários únicos, 80 milhões acima do volume de assinantes.

E a busca é uma das coisas mais importantes na Internet. A Webtrends ressalta que o Twitter é simplesmente o segundo maior mecanismo de busca da rede mundial de computadores, com 19 bilhões por mês, perdendo apenas para Google+YouTube, que tem 88 bilhões de pesquisas no período.

Em percepção de marca os dois sites já estão empatados, segundo um estudo da empresa de pesquisas Edison Research. O relatório, intitulado "Twitter Usage in America 2010", compila as entrevistas por telefone feitas com 1.753 americanos.

A pesquisa foi comparada com dados coletados nos últimos três anos.

Segundo o estudo, em 2010 87% dos americanos dizem conhecer o Twitter, o que faz a marca praticamente encostar no índice de conhecimento obtido pelo Facebook, que é de 88%.

A briga promete ser boa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail