Home > Notícias

Facebook e Huffington Post criam rede social de notícias

Projeto 'Social News' permite elaboração de página personalizada com notícias do blog The Huffington Post e facilita interação com leitores.

Evelin Ribeiro, do IDG Now!

19/08/2009 às 8h18

Foto:

A rede social Facebook e o blog norte-americano de notícias Huffington Post lançaram um serviço que permitirá a criação de uma página de notícias personalizada. Com o design de uma rede social, o “Social News” está  hospedado no  espaço do próprio Huffington Post.

Um post da cofundadora do blog, Arianna Huffington, aponta que o Social News é baseado no Facebook Connect, serviço que permite aos usuários da rede social a criação de de perfis em diferentes sites com as mesmas informações fornecidas no Facebook.

Segundo o site do Knight Center for Journalism, da Universidade do Texas, o Huffington Post recebeu cerca de 1,7 milhão de comentários públicos em julho. O objetivo do espaço para 'notícias sociais' é facilitar a  interatividade com os leitores, além de aumentar o tráfego e atrair anunciantes.

Com uma forte política, o Huffington Post é considerado um dos blogs de notícia mais influentes do mundo. Apenas em fevereiro deste ano, o site recebeu 8,9 milhões de visitantes únicos. Em dezembro de 2008, o blog recebeu um investimento de 25 milhões de dólares da companhia californiana Oak Investment Partners. Assim, o Huffington Post atingiu o valor de mercado de 100 milhões de dólares, superior  ao de muitos veículos tradicionais de mídia impressa.

A  professora da Universidade de São Paulo e especialista em  jornalismo digital, Beth Saad, afirma que projetos como esse devem ser estudados de perto, pois envolvem duas organizações da área de comunicação que não nasceram no  contexto do jornalismo tradicional. “O Huffington Post é um blog que não se concentra apenas na produção de notícias. Ele valoriza muito as opiniões, especialmente a dos leitores, algo que, com  o projeto desenvolvido com o Facebook, será ampliado", afirma Beth. “O objetivo do blog é reforçar sua marca e elevar a quantidade de  leitores. Além disso, trata-se de estímulo ao jornalismo participativo.”

Para o docente do programa de pós-graduação da Cásper Líbero, Walter Teixeixa Lima Jr., a parceria não é uma novidade no quesito da geração de conteúdo por parte do usuário. “O que é novidade é a publicação de conteúdo relevante para a sociedade por parte do usuário, num espaço oferecido por uma marca, com alguém responsável por aquela plataforma”, declarou o especialista. “Isso vai além da simples conversação que é o uso comum da rede social”, afirmou.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail