Home > Notícias

Facebook é processado por infringir patente de sistema de comunicação

Programa que facilita o controle de acesso de informações entre usuários usado pelo site teria sido registrado em 2001 pela Who Glue.

IDG News Service/EUA

23/09/2009 às 11h36

Foto:

O Facebook foi processado por uma companhia de software chamada Who Glue, que acusa a rede social de violar uma patente de sistema de comunicação entre usuários.

A propriedade cobre o sistema de gerenciamento de informação, um código do programa que serve para facilitar a comunicação entre os membros de uma rede social, de acordo com a descrição do documento (em inglês).

A acusação da Who Glue é um pouco vaga em relação ao ponto exato sobre como o Facebook pode ter violado a patente, mas aparentemente os  problemas estariam relacionados aos controles de privacidade instituídos pelo Facebook.

“Recentemente, os grandes sites de rede social começaram a perceber que não é tão fácil compartilhar informação. É preciso se preocupar em oferecer um fácil controle de acesso a esses dados”, disse o presidente da Who Glue, Jason Hardebeck, em um texto publicado em seu blog junho deste ano.

“Descobrimos isso há muito tempo, e entramos com um processo de patente chamado ‘métodos e sistemas de gerenciamento de informações em relações a pessoas distribuídas’. Isso em 2001, bem antes das redes sociais virem à tona”, declarou o executivo.

A Who Glue, cujo maior acionista é a Siemens, que possui 33% de suas ações, pede à corte que impeça o Facebook de continuar usando o sistema e que pegue indenização. Facebook e Who Glue não quiseram comentar a ação.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail