Home > Notícias

Facebook impõe restrições e dificulta quem usa o Google Social Search

Limitações não permitem que muitas das informações veiculadas na rede social apareçam para usuários da nova ferramenta do Google.

IDG News Service

29/01/2010 às 9h20

Foto:

A recém-lançada função Social Search, que inclui dados de contatos de redes sociais nos resultados de busca do Google, mal consegue pegar conexões que as pessoas fazem por meio do Facebook.

O Social Search, resultado de um experimento do Google Labs para um recurso padrão do Google, só vai acessar perfis públicos do Facebook, que possuem poucas informações sobre os membros.

O problema é que apenas uma pequena quantidade de informações do Facebook podem ser  divulgadas publicamente na web. Para acessar o resto, o usuário precisa entrar no site.

O Google Social Search não é o único serviço afetado pela situação. A Microsoft anunciou em outubro que incluiria atualizações de membros do Facebook em seu sistema de busca em tempo real. Isso não aconteceu ainda porque membros do Facebook não podem tornar as atualizações públicas.

A questão é particularmente séria para o Social Search, um recurso cujo valor reside em passar links relevantes para conteúdo do círculo de redes sociais dos usuários. Por enquanto, o Social Search vai sentir falta das conexões com os 350 milhões de usuários do Facebook no mundo.

“O Social Search inclui conexões públicas de redes sociais. Como as conexões do Facebook não são públicas, não podemos incluí-las no momento”, disse a representante do Social Search Maureen Heymans.

Segundo Heymans, o Google vai adicionar o conteúdo do Facebook ao Social Search quando – e se – a rede social permitir que os membros tornem o perfil mais público. “É muito  importante para nós tentar levar todo o conteúdo que você tem acesso dos seus amigos de redes sociais”, disse.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail