Home > Notícias

Facebook lança aplicativo para celulares com menos recursos

App será oferecido no Brasil em aparelhos da operadora TIM. Consumo de dados será gratuito durante primeiros 90 dias, diz Facebook

IDG News Service

20/01/2011 às 10h24

Foto:

O Facebook lançou uma versão do seu aplicativo móvel, destinada a telefones celulares mais simples e menos tecnológicos, vendidos em nove países, entre eles o Brasil. 

De acordo com a rede social, o lançamento será oferecido em parceria com 14 companhias locais de telefonia. No País, o app será oferecido em aparelhos da operadora TIM, embora ainda não tenha sido divulgado quando será liberado aos clientes da empresa e para quais aparelhos.

Após o lançamento, as operadoras não poderão cobrar pelo consumo de dados com o uso desse app durante os primeiros 90 dias, comentou o Facebook. 

Semelhante às versões voltadas para iPhone e aparelhos rodando a plataforma Android, da Google, o novo app foi projetado para oferecer navegação mais fácil, atualizações mais rápidas de status, envio de fotos e sincronização de contatos com o telefone. 

Segundo a rede social, ele foi desenvolvido para rodar em mais de 2,5 mil aparelhos de fabricantes como Nokia, Sony Ericsson e outros. Entretanto, apenas nove das empresas de telefonia começarão a oferecer o recurso imediatamente. Entre elas: Dialog, do Sri Lanka; Life, da Ucrânia; Play, da Polônia; StarHub, de Cingapura; STC, da Arábia Saudita; Three, de Hong Kong; Tunisiana, da Tunísia; Viva, da República Dominicana e Vodafone, da Romênia. E, em breve, pelas operadoras: TIM, no Brasil; Mobilicity, do Canadá; Reliance, na Índia; Telcel, do México e Vivacom, da Bulgária. 

O anúncio oficial foi realizado por meio do blog oficial do Facebook, na última quarta-feira (19/1).

Facebook móvel

Embora smartphones sejam amplamente utilizados nos EUA e em alguns países europeus e asiáticos, muitos usuários de internet móvel ao redor do mundo utilizam telefones mais simples. 

No ano passado, uma versão 'lite' do Facebook foi lançada com o endereço http://0.facebook.com, destinada aos usuários de redes mais lentas e telefones menos avançados, exibindo o conteúdo apenas no formato de texto. 

Agora, com o novo app, a rede social oferece uma aplicação específica e que inclui também conteúdo gráfico.

"O mercado móvel é o principal mecanismo de crescimento do Facebook", declarou o diretor de produtos móveis Eric Tseng em julho do ano passado. Naquela época, a empresa tinha cerca de 150 milhões de usuários móveis, de um total de 500 milhões.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail